Notícia
ASK investe em PME nacionais
A ASK – Advisory Services Kapital quer ser líder de mercado na área de aconselhamento e investimento de empresas de pequena e média dimensão (PME) nacionais a médio-prazo. Os trunfos apresentados são o espírito inovador e as parcerias com o ISQ – Institut
A ASK – Advisory Services Kapital quer ser, a médio prazo, líder de mercado na área de aconselhamento e investimento em empresas de pequena e média dimensão (PME) nacionais. Os trunfos apresentados são o espírito inovador e as parcerias com o ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade, na parte de capital de risco, e com a Ibersá, na consultadoria financeira.
Para isso, tem um fundo para investir empresas da área tecnológica e de inovação no valor de 7,15 milhões de euros, e que já tem oito empresas em carteira e quer ter até 15 no final do ano. Na área do "corporate finance" (aconselhamento financeiro), os negócios assessorados são quase 20.
Até ao final do ano, poderá lançar mais um fundo na área de "venture capital", apoio a empresas que estão a iniciar a sua actividade, e, em 2008, poderá criar ainda outro, com maior capital sob gestão, mas com uma estratégia de investimento diferente, apesar de ser sempre assente na parceria com o ISQ. Este instituto é mesmo uma mais valia para a ASK, segundo o "partner" Nuno Fernandes Thomaz, em termos de conhecimento da área onde a nova sociedade se quer especializar.
De resto, o fundo que agora é gerido pela ASK foi criado pelo ISQ e cedido em troca de uma participação na empresa. Os capitais geridos foram angariados junto do próprio instituto e do IAPMEI, sociedade estatal para esta área, mas os próximos fundos já terão capital de outros institucionais interessados em investir.
Na área do "corporate finance", a principal "arma" da ASK é o conhecimento e o historial dos vários "partners" da empresa na banca de investimento. As operações em que se vão especializar é fusões e aquisições, avaliações de empresas, aumentos de capital, estruturação de projectos de investimento, reestruturação de dívida e apoio à internacionalização das PME.
Criada em Novembro do ano passado, a ASK tem como sócios, dois institucionais, o ISQ e a Ibersá e quatro particulares: Nuno Fernandes Thomaz, João Beirôco, Francisco Fino e José Pereira do Amaral. Na sua equipa de gestão, conta ainda com nomes como Jaime d’Almeida, sócio fundador da Ibersá e presidente da Associação Portuguesa de Seguros, e de José Maria Dias Miranda, presidente do ISQ.