Notícia
As perdas virtuais nos fundos de pensões
A informação sobre as carteiras dos fundos de pensões nacionais escasseia. Com base em dados públicos - posições qualificadas e apresentações de contas -, o Jornal de Negócios fez um levantamento dos investimentos que os fundos de algumas das maiores empr
A informação sobre as carteiras dos fundos de pensões nacionais escasseia. Com base em dados públicos - posições qualificadas e apresentações de contas -, o Jornal de Negócios fez um levantamento dos investimentos que os fundos de algumas das maiores empresas nacionais têm em acções.
A partir daqui, foi calculada a evolução de cada aplicação desde o início do ano, período em que o PSI 20 caiu 15,88%. De seguida, calcularam-se as perdas potenciais implícitas nestes investimentos. Para se ter uma ideia de como é que a queda das bolsas pode influenciar a rendibilidade do fundo, abateram-se as menos-valias latentes ao valor global do fundo e foi, então, calculada a evolução do património da carteira.
Apenas se teve em conta o impacto negativo das aplicações elencadas. Não foi considerado qualquer outro efeito (positivo ou negativo) que, neste período, tenha influenciado o desempenho destas carteiras.