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António Carrapatoso compra negócio de “food trucks"
Um fundo de investimento gerido por António Carrapatoso adquiriu a marca de viaturas Kiosque Street Food. O antigo presidente da Vodafone vai reforçar a fábrica do Cartaxo e dar mundo aos “food trucks” nacionais.
António Carrapatoso, antigo presidente da Vodafone, entrou no negócio dos carrinhos de "street food". "A Verso Move vendeu 70% da marca Kiosque Street Food a um fundo de investimento gerido por António Carrapatoso", revelou, ao Negócios, Luís Rato, gestor desta empresa especializada na transformação de veículos de transporte de cavalos (que ficou de fora desta operação) e na criação de viaturas de comida de rua.
"O negócio concretizado não visa o financiamento do projecto, mas antes a projecção do conceito de ‘food trucks’ a nível mundial, através do aumento da capacidade de produção e reforço do ‘know-how’ da equipa para ampliar a oferta de soluções apresentadas a um mercado que continua a crescer a bom ritmo", explicou Rato. Em equação "poderá estar a abertura de uma unidade produtora de fibra, possivelmente em Barcelona".
Em termos agregados, incluindo o segmento de "horse trucks", a Verso Move, que é detida pelos empresários Sérgio Aleixo e Pedro Escudeiro (50%/50%), "facturou 6,3 milhões de euros em 2015, mais um milhão" do que no ano anterior. "Ser a melhor empresa a nível mundial de ‘food trucks’ é o objectivo principal que motivou esta operação" com o fundo de Carrapatoso.
Contactado para prestar esclarecimentos sobre esta operação, António Carrapatoso não se mostrou disponível para falar directamente com o Negócios. Preferiu responder através de um "e-mail" assinado pelo seu secretariado, onde começa por confirmar que "não tem nenhuma participação directa em nenhuma empresa que se dedique ao negocio ‘street food’".
Optou então por elencar, sem identificar, aquilo que são os seus interesses sectoriais: "Para além das participações directas" que detém, Carrapatoso "possui igualmente participações indirectas através de diversos veículos, incluindo fundos, muitas vezes em co-investimento com outros investidores, em áreas de actividade diversas, desde a agricultura, passando pelo ‘media’ e ‘conteúdos’, e pelo imobiliário e turismo, até aos bens e serviços transaccionáveis".
Perante a insistência do Negócios, o secretariado do antigo presidente da Vodafone respondeu, ainda via "e-mail", que António Carrapatoso "prefere não comentar situações ocorridas em participações ou investimentos indirectos".
Peixe frito na Grécia, espetadas na Turquia
Pequenos peixes fritos eram a "street food" na Grécia antiga, enquanto na época renascentista, na Turquia, existem relatos de cruzados que garantem ter visto vendedores que transaccionavam "espetadas perfumadas de carne quente", incluindo frango e cordeiro assados no espeto.
Kebabs de cordeiro e bolinhos no Cairo
Um viajante florentino relatou, nos idos do século XIV, que no Cairo as pessoas carregavam panos de piquenique feitos de couro cru para que se pudessem sentar nas ruas e fazer as suas refeições de "kebabs" de cordeiro, arroz e bolinhos, que haviam comprado a vendedores ambulantes.
Nas ruas de Londres e da Transilvânia
A "street food" na Londres vitoriana incluía tripas, sopa de ervilha, vagens de ervilha em manteiga, búzios, camarões e enguias. Já na Transilvânia, no ano de 1800, os vendedores ambulantes de alimentos vendiam pão de gengibre e nozes, natas misturadas com milho, bacon e outras carnes fritas em pequenos vasos de cerâmica com brasas no interior.