Notícia
Android ganha terreno face aos "smartphones" e "tablets" da Apple
O sistema operativo Android continua a ganhar terreno no mercado dos "tablets" e dos "smartphones" , no terceiro trimestre de 2012. Preço pouco competitivo do iPad mini pode favorecer as vendas dos dispositivos com sistema operativo Android no próximo semestre.
05 de Novembro de 2012 às 13:12

Os dispositivos que incluem sistema operativo Android aumentaram as vendas no terceiro trimestre deste ano, ao passo que a Apple perdeu terreno.
Os efeitos da última novidade da Apple, o iPad mini só se farão sentir no próximo trimestre, segundo o “Mashable”.
Tom Mainelli, especialista no mercado dos “tablets” da IDC acredita que com o lançamento do iPad mini e do iPad 4 o próximo trimestre da Apple seja “muito bom”. Contudo, o preço do iPad mini pode fazer com o Android repita o êxito do terceiro trimestre, explica Mainelli no relatório do IDC.
A Samsung, uma das fabricantes de “tablets” que usa sistema operativo Android passou de uma quota de mercado de 6,5% no terceiro trimestre de 2011 para 18,4% no mesmo período de 2012. Asus e Amazon representaram, em conjunto, 17,6% do mercado destes dispositivos.
No mercado dos “smartphones “, o Android domina, nos EUA. A Google detinha, no final de Setembro, 52,5% deste mercado, superando o trimestre anterior, em que registou 51,6%.
Apple e Google, juntas, detinham, no terceiro trimestre de 2012, 86,8% do principal mercado de “smartphones”. Um desempenho melhor do que o registado entre Março e Junho de 2012, 84%, segundo o jornal “Cinco Dias”, que cita dados da consultora ComScore.
A canadiana Research in Motion (RIM) foi quem mais se ressentiu do avanço das duas empresas norte americanas. As vendas da fabricante do Blackberry representaram 8,4% no terceiro trimestre de 2012. Entre Março e Junho de 2012 as vendas da RIM corresponderam 10,7% do mercado norte-americano de “smartphones”.
A Microsoft continua, também, a perder terreno, tendo passado de 3,8% para 3,6% na quota que detém na quota de mercado dos “smartphones”. Na última semana a empresa apresentou o Windows Phone 8, esperando melhorar os resultados com o novo sistema operativo.
(Notícia corrigida às 20h16: a quota da Apple no mercado dos "tablets", no terceiro trimestre de 2011 foi de 59,07% e não de 50,4%, como se lia anteriormente)