Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Alípio Dias vai trabalhar em empresa de Stanley Ho

O ex-administrador do BCP Alípio Dias voltou ao activo, para assumir funções de topo na Geocapital, que funciona como promotora de investimentos chineses em países de língua oficial portuguesa. A empresa pertence ao magnata do jogo Stanley Ho, que, por su

15 de Maio de 2008 às 07:50
  • ...

O ex-administrador do BCP Alípio Dias voltou ao activo, para assumir funções de topo na Geocapital, que funciona como promotora de investimentos chineses em países de língua oficial portuguesa. A empresa pertence ao magnata do jogo Stanley Ho, que, por sua vez, controla cerca de 2,5% do maior banco privado português, noticia o "Público".

"Confirmo que estou na Geocapital, mas ainda em início de funções", explicou ao PÚBLICO Alípio Dias, adiantando que está igualmente a colaborar com a Saviotti SGPS, proprietária do grupo de hotéis Dom Pedro.

O empresário macaense conhece o ex-banqueiro há vários anos. No BCP, de onde se reformou em Dezembro de 2007, Alípio Dias geria já a "conta" de Stanley Ho, um grande accionista e cliente do banco. Nas últimas assembleias-gerais, marcadas pela luta de poder interna, o magnata delegou no ex-administrador os seus direitos de voto. Por ter exercido funções de gestão no BCP, entre 2000 e 2007, Alípio integra o grupo que está sob investigação das autoridades nacionais, Banco de Portugal (BdP), CMVM e Ministério Público.

A Geocapital é detida em cerca de 50 por cento por Stanley Ho. O ex-presidente da Assembleia da República, Almeida Santos, assegura uma posição que rondará, segundo os dados mais recentes, os cinco por cento do capital. A holding, liderada por Jorge Ferro Ribeiro - também accionista -, tem interesses em várias zonas geográficas, em especial em mercados de expressão portuguesa, como Portugal, Angola, Moçambique, Guiné e Brasil. Em Portugal, Stanley surgiu já esta semana a anunciar que tinha mais de dois por cento do BCP, onde mantém grande entendimento com a petrolífera angolana Sonangol, o maior accionista (ao lado da Eureko) da instituição portuguesa. Para além do BCP, Stanley está presente na EDP, Portline e Alta de Lisboa. Controla ainda a Estoril Sol, proprietária dos casinos do Estoril e de Lisboa, empresa onde trabalhou o actual CEO do BCP, Carlos Santos Ferreira.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio