Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

AG da EDP aprova nova administração; dividendo 0,09 euros (act)

A AG da EDP aprovou hoje o novo modelo de «governance» da empresa, com a nomeação da nova administração, que contará com 13 membros, sendo Sánchez o presidente do CA e Talone o CEO. As contas e o dividendo de 9 cêntimos também foram aprovados.

22 de Maio de 2003 às 15:54
  • ...
A Assembleia Geral da Electricidade de Portugal aprovou hoje o novo modelo de «governance» da empresa, com a nomeação da nova administração, que contará com 13 membros, sendo Sánchez o presidente do CA e Talone o CEO. As contas e o dividendo de 9 cêntimos também foram aprovados.

Na AG que está hoje a decorrer esteve representado 41,25% do capital da eléctrica, referiu aos jornalistas um accionista presente na reunião.

A proposta do Estado português, maior accionista da EDP [EDP], para o novo modelo de «governance» da eléctrica foi aprovada pelos restantes accionistas. O Banco BPI e o Banco Comercial Português [BCP] votaram favoravelmente, tendo o banco liderado por Jardim Gonçalves optado por retirar a proposta de ser criado um Conselho Superior.

Para além do novo modelo de «governance», os restantes pontos da ordem de trabalhos da AG foram também aprovados, entre eles as contas de 2002 e o dividendo bruto de 0,9 euros por acção. Este dividendo corresponde um «pay out» de 81%.

Conselho de Administração com 13 membros; Talone lidera Comissão Executiva

De acordo com a proposta do Estado português, a EDP passará a ter um Conselho de Administração composto por 13 elementos, mais dois que anteriormente, uma Comissão Executiva que será liderada por João Talone, uma Comissão de Auditoria, um Conselho de Ambiente e uma Comissão de Vencimentos. A nova administração da eléctrica foi eleita para o mandato 2003-2005.

Francisco Sánchez, manterá o cargo, embora sem funções executivas, de presidente do Conselho de Administração da EDP, sendo que dos 13 administradores quatro são reconduzidos e entram nove.

Assim saem sete administradores da EDP: Jardim Gonçalves (presidente do BCP), Hernâni Lopes (actual presidente do CA da PT), Jorge Guimarães, Noronha Leal, Pita de Abreu, Manuel Martins e João Pereira Bento.

Para além de Sánchez, compõem a administração da EDP, sem funções executivas, Vítor Martins (pelo accionista Estado), António de Sousa (pelo accionista CGD), Paulo Azevedo, José Manuel Morais Cabral, António de Almeida, Neves Adelino e Luís Azevedo Coutinho, sendo que estes três últimos integram o Conselho de Auditoria.

Da Comissão Executiva, que vai ainda hoje ser nomeada pelo novo Conselho de Administração hoje eleito, fazem parte João Talone, como presidente, Rui Horta e Costa, que mantém o cargo de administrador financeiro, Jorge Godinho, Navarro Machado e Pedro Rezende.

João Talone foi o responsável pela nova estratégia para o sector energético que o Governo pretende implementar e que visa destacar o negócio de gás da Galp Energia para a EDP.

A EDP seguia a subir 0,57% para os 1,77 euros.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio