Notícia
Acordo na Autoeuropa afasta despedimentos até 2011
O pré-acordo alcançado entre a comissão de trabalhadores (CT) da Autoeuropa e a administração, segundo o qual os sábados são remunerados, implica que a empresa não faça despedimentos por redução da produção. O acordo está ainda dependente da aprovação pela generalidade dos empregados, o que deve acontecer na próxima semana.
05 de Junho de 2009 às 16:43
O pré-acordo alcançado entre a comissão de trabalhadores (CT) da Autoeuropa e a administração, segundo o qual os sábados são remunerados , implica que a empresa não faça despedimentos por redução da produção. O acordo está ainda dependente da aprovação pela generalidade dos empregados, o que deve acontecer na próxima semana.
O acordo prevê que a empresa poderá estabelecer sábados de produção, mas dentro de alguns limites: máximo de 6 sábados por ano, e, por trabalhador, no máximo dois por mês e apenas no turno da manhã.
Por cada sábado trabalhado, o funcionário recebe oito horas em dinheiro e acumula seis horas positivas. O total de saldos positivos será pago com o salário de Dezembro.
Para os trabalhadores afectados pelos dias de não produção, os chamados “down days”, por cada sábado trabalhado o funcionário tem direito a oito horas em dinheiro e a seis horas de compensação a abater no saldo negativo.
O acordo entra em vigor a 1 de Setembro deste ano e termina a 31 de Dezembro de 2011, segundo o comunicado emitido hoje pela Comissão de Trabalhadores.
Os trabalhadores da Autoeuropa referem que “se durante a vigência deste acordo, a empresa proceder a despedimentos ou término de contratos de trabalho por redução da produção” este perde a validade e os sábados começarão a ser pagos como trabalho extraordinário.
Ao Negócios o coordenador da CT, António Chora, explicou que os termos do acordo terão ainda de ser votados pelos trabalhadores, em plenário a agendar para a próxima semana.
A porta-voz da Autoeuropa, por seu turno, remeteu para mais tarde um posicionamento oficial da empresa a este respeito, alegando que a direcção da fábrica quer que primeiro a generalidade dos colaboradores exprima a sua posição sobre o pré-acordo. Só depois a empresa deverá dar mais informações.
A obtenção de um acordo em matéria de flexibilidade laboral em Palmela permitirá à Autoeuropa melhores condições para negociar com a casa-mãe, em Wolfsburg, na Alemanha, a obtenção de um novo modelo para produzir em Portugal, que daria à Autoeuropa uma carteira mais diversificada de produtos. Hoje esta unidade fabrica os modelos Volkswagen Sharan e Seat Alhambra (os monovolumes, que são o produto mais antigo), o Volkswagen Eos e o Volkswagen Scirocco (este é o mais recente, está a ser fabricado há um ano).
O acordo prevê que a empresa poderá estabelecer sábados de produção, mas dentro de alguns limites: máximo de 6 sábados por ano, e, por trabalhador, no máximo dois por mês e apenas no turno da manhã.
Para os trabalhadores afectados pelos dias de não produção, os chamados “down days”, por cada sábado trabalhado o funcionário tem direito a oito horas em dinheiro e a seis horas de compensação a abater no saldo negativo.
O acordo entra em vigor a 1 de Setembro deste ano e termina a 31 de Dezembro de 2011, segundo o comunicado emitido hoje pela Comissão de Trabalhadores.
Os trabalhadores da Autoeuropa referem que “se durante a vigência deste acordo, a empresa proceder a despedimentos ou término de contratos de trabalho por redução da produção” este perde a validade e os sábados começarão a ser pagos como trabalho extraordinário.
Ao Negócios o coordenador da CT, António Chora, explicou que os termos do acordo terão ainda de ser votados pelos trabalhadores, em plenário a agendar para a próxima semana.
A porta-voz da Autoeuropa, por seu turno, remeteu para mais tarde um posicionamento oficial da empresa a este respeito, alegando que a direcção da fábrica quer que primeiro a generalidade dos colaboradores exprima a sua posição sobre o pré-acordo. Só depois a empresa deverá dar mais informações.
A obtenção de um acordo em matéria de flexibilidade laboral em Palmela permitirá à Autoeuropa melhores condições para negociar com a casa-mãe, em Wolfsburg, na Alemanha, a obtenção de um novo modelo para produzir em Portugal, que daria à Autoeuropa uma carteira mais diversificada de produtos. Hoje esta unidade fabrica os modelos Volkswagen Sharan e Seat Alhambra (os monovolumes, que são o produto mais antigo), o Volkswagen Eos e o Volkswagen Scirocco (este é o mais recente, está a ser fabricado há um ano).