Notícia
Ackman volta a acusar Herbalife de esquema piramidal. Desta vez num festival de cinema
"Betting On Zero" é o título do novo documentário de Ted Braun, onde o CEO do fundo de cobertura de risco Pershing Square, Bill Ackman, volta a carregar sobre a Herbalife, que há muito acusa de funcionar como um esquema de Ponzi, o chamado esquema piramidal.
O realizador Ted Braun, que é também o argumentista de "Betting On Zero", acompanhou Ackman em algumas reuniões e eventos relacionados com a Herbalife e produziu este documentário que vai passar no Festival de Cinema de Tribeca, que decorre de 13 a 21 de Abril, em Nova Iorque.
Bill Ackman não financiou este documentário nem participou na sua concepção. Tudo isso ficou a cargo de Ted Braun – já anteriormente premiado pelo seu documentário "Darfur Now", de 2007, que relata o genocídio em Darfur, no Sudão.
Há mais de quatro anos que Ackman trava uma batalha contra a Herbalife, que comercializa produtos dietéticos e suplementos nutricionais através de uma rede de distribuidores independentes que procede à venda directa.
O gestor, que foi o fundador do Pershing Square, diz que as receitas da empresa provêm da multiplicação de agentes, que vão ganhando conforme angariam mais pessoas para as vendas, tal como acontece nas fraudes piramidais.
Do lado oposto a Ackman estão muitos investidores de renome, como é o caso de Carl Icahn. O investidor multimilionário tem dito repetidamente que Ackman está "redondamente enganado" nas acusações que faz à Herbalife.
Bill Ackman tem posições curtas na Herbalife, o que significa que apostou na sua desvalorização. Ou seja, ganha quando o preço das acções cai – o que leva a que seja acusado por muitos de querer desacreditar a Herbalife só para ganhar dinheiro. Ackman refuta essas acusações e prossegue a sua batalha. Desta vez num ecrã maior.