Notícia
Abertis lucrou 125 milhões no primeiro trimestre
Gestora espanhola de auto-estradas e de infra-estruturas de telecomunicações teve um recuo de 5,6% no seu resultado líquido, embora no plano operacional o primeiro trimestre tenha sido de crescimento, com mais de 60% do negócio a ser gerado fora de Espanha.
O grupo espanhol Abertis apresentou no primeiro trimestre deste ano um resultado líquido de 125 milhões de euros, que traduz uma redução de 11,6% face ao ano passado, embora numa base recorrente se tenha situado 5,6% acima dos ganhos do primeiro trimestre de 2013.
A comparação de resultados é afectada por resultados não recorrentes tanto em 2013 como em 2014. No ano passado a Abertis teve mais-valias de 20 milhões de euros pela venda de 3% na Eutelsat, enquanto este ano já estão a ser contabilizadas os negócios da Metropistas, Hispasat e Autopista del Sol.
No seu comunicado de resultados, a gestora espanhola de infra-estruturas rodoviárias e de comunicações apresentou uma subida de 3,9% das receitas, para 1.095 milhões de euros, tendo reduzido os custos em 2,5%, para 409 milhões de euros. Deste modo, o EBITDA (resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) subiu 8,2%, para 686 milhões de euros.
Segundo a Abertis, 63% das receitas e 60% do EBITDA nos primeiros três meses do ano já foram gerados fora de Espanha.
O aumento das amortizações e o agravamento do resultado financeiro acabaram por penalizar o resultado líquido da Abertis no primeiro trimestre deste ano.
Quanto aos primeiros quatro meses do ano, o tráfego médio diário nas auto-estradas geridas pela Abertis subiu 3,8%. Em Espanha o tráfego cresceu 2,7%, naquele que foi o maior aumento para o período Janeiro-Abril desde 2007. A Abertis destaca ainda crescimentos superiores noutras geografias em que está presente, como o Chile (mais 5,2% de tráfego), Brasil (4,7%) e França (4,1%).