Notícia
Vírus ameaça realização dos jogos de futebol
A ministra da Saúde recomendou a suspensão de iniciativas que juntem mais de mil cidadãos em recintos fechados.
A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou, esta segunda-feira, que eventos com mais de cinco mil pessoas realizados ao ar livre devem ser suspensos ou adiados. Sem precisar em concreto os espetáculos de futebol, tudo indica que a medida venha a impedir o decurso normal da I Liga, adiando os encontros ou obrigando a que sejam feitos à porta fechada.
A ministra recomendou ainda a suspensão de iniciativas que juntem mais de mil cidadãos em recintos fechados, assim como as que tenham mais de 150 pessoas nos concelhos de Felgueiras e Lousada, os mais afetados pelo surto.
Marta Temido disse ainda que se deve ter “especial atenção” aos eventos que contem com a presença de pessoas oriundas da China, Irão e Itália. Foi ainda dito que “os profissionais de saúde devem abster-se de reuniões alargadas (conferências e/ ou congressos) uma vez que são elementos fundamentais e necessários”.
Ontem, as universidade de Lisboa e de Coimbra também anunciaram a suspensão de todas as aulas presenciais com efeitos imediatos e por um período de duas semanas. A medida insere-se num conjunto de medidas preventivas anunciadas pelas universidades no âmbito dos planos de contingência no combate ao surto de Covid-19.
Esta segunda-feira, subiu para 39 o número de casos confirmados de coronavírus em Portugal, a maioria na região Norte. Dos nove novos casos positivos anunciados, sete estão hospitalizados na região Norte e dois em Lisboa.