Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sporting chega a acordo com Novo Banco para comprar VMOC e fica com 88% da SAD

Leões compram, por 15,4 milhões de euros, os 51,4 milhões de Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis detidos pelo Novo Banco e ficam agora com 87,994% da SAD. Falam ainda na possibilidade de entrada de parceiro minoritário.

Fernando Medina recebe equipa de futebol do Sporting, no dia 20, na Câmara Municipal mas sem adeptos.
Luís Manuel Neves
27 de Dezembro de 2023 às 23:02
  • 6
  • ...

O Sporting anunciou a conclusão das negociações com o Novo Banco tendo em vista a compra dos 51,41 milhões de Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC) que ainda eram detidos pela instituição financeira - e que poderiam ser convertidos em ações até 2026. Com a compra detes VMOC, o clube passa a deter 87,994% da SAD. E abre também a porta a investidor minoritário.

A compra dos VMOC foi concretizada através de uma nova antecipação de receitas do contrato televisivo com a Nos, via Sagasta (outra entidade financeira), informou a SAD dos leões em comunicado à CMVM.

Assim, para concretizar a operação, o Sporting antecipou mais 50,075 milhões de euros em verbas do negócio com a Nos relativo aos direitos de transmissão televisiva, através da Sagasta - com a qual já tinha firmado um acordo idêntico, no ano passado, para comprar os VMOC detidos pelo BCP. A dívida da SAD do Sporting à Sagasta é agora de 113,9 milhões de euros.

O Novo Banco possuía ainda 51.416.951 VMOC da Sporting SAD, adquiridos em duas emissões (em 2011 e em 2014) pelo valor em euros correspondente ao número de títulos (isto é, 51,41 milhões de euros). Esses títulos foram agora recomprados por 15,42 milhões de euros - o que implica um desconto de 70,01%.

 

Após a conversão dos referidos valores em ações, o Sporting Clube de Portugal aumentará a sua participação no capital social da Sporting SAD para 87,994%.


Com este acordo, não só foram comprados os VMOC que o Novo Banco ainda detinha como também foi reestruturada dívida junto desta instituição financeira. "O encaixe líquido desta operação permitiu à Sporting SAD reestruturar a dívida bancária, extinguindo a dívida originalmente pertencente ao Novo Banco, S.A (com capital em dívida de 35.403.508,62 euros), com exceção das locações financeiras. Em consequência, a sociedade alterou a sua exposição financeira para apenas a Sagasta, exceto locações financeiras", refere o clube num outro comunicado à CMVM.

Sporting aberto a parceiro na SAD

 

"Este é um marco histórico na vida do clube. Concluiu-se a última etapa que permite acelerar a nova era que já se iniciou", diz ainda. "A concretização deste objecivo constitui o passo final do caminho que foi definido em 2018, com o propósito de assegurar que o clube seria dono do seu próprio destino", refere o clube no seu website.

E prossegue: "uma vez assegurado a 4 de março de 2022 o controlo da maioria do capital da SAD, colocou-se hoje, 27 de dezembro de 2023, um ponto final ao Acordo Quadro de Restruturação Financeira assinado em novembro de 2014".

 

Segundo o Sporting, este é "um passo que permite arrancar a fase 2.0 do planeamento estratégico, criando as condições para a entrada de uma parceria estratégica minoritária no capital na SAD, para que exista um reforço da política de investimento, da melhoria da experiência de todos os sócios e da globalização do clube".

Ajuste no preço pago ao BCP

O acordo de hoje levou também a um ajustamento - previsto no contrato - do valor pago pelo Sporting na aquisição de VMOC ao BCP em março do ano passado, que passou assim de 16,8 cêntimos por VMOC para 27,9 cêntimos.

O clube leonino, recorde-se, tinha recomprado cada um dos 83.416.953 VMOC detidos pelo BCP por 16,8 cêntimos, num total de 14,015 milhões de euros (quando o banco tinha pago em euros o corresponde a cada título, ou seja, 83,4 milhões de euros). Agora, o valor final a pagar pelo Sporting fica em 23,37 milhões de euros - pelo que terá de desembolsar mais 9,2 milhões de euros por esses mesmos títulos para que fiquem equiparados ao valor acordado com o Novo Banco.

(notícia atualizada pela última vez às 00:56 de 28 de dezembro)

Ver comentários
Saber mais Sporting Clube de Portugal
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio