Notícia
SAD do FC Porto confirma multa de 1,5 milhões de euros da UEFA
A sociedade desportiva dos azuis e brancos refere também a ameaça de exclusão das provas europeias.
A SAD do Futebol Clube do Porto confirmou esta terça-feira, em comunicado divulgado junto da CMVM, a multa de 1,5 milhões de euros decretada pela UEFA em maio.
Em causa estão "dívidas vencidas a outros clubes de futebol, funcionários e/ou autoridades sociais/fiscais", de acordo com a nota do organismo divulgada no mês passado. O FC Porto foi notificado desta sanção a 19 de abril, cerca de uma semana antes das eleições dos azuis e brancos. E agora teve de enviar a notificação à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
O FC Porto enfrenta ainda uma ameaça de exclusão das competições europeias. Com efeito, a UEFA, além de impor a referida multa, decretou também "uma pena suspensa de exclusão por uma época desportiva das competições UEFA em caso de novo incumprimento destas normas nas próximas duas épocas", refere o comunicado divulgado na CMVM.
O Sp. Braga e V. Guimarães também estavam na lista de clubes sancionados pela UEFA, os guerreiros em 40 mil euros e os vimaranenses em 200 mil euros. O Vitória, aliás, enfrentava igualmente a ameaça de exclusão das provas europeias, que estava suspensa por uma época e só seria aplicada se o clube não cumprisse os requisitos de solvência na época 2024/25, sublinhou então o Record.
O emblema de Guimarães, entretanto, fez saber que a dívida em causa já foi saldada e que "o clube não será penalizado em mais nada, não estando em risco a participação na Conference League". Também o Sp. Braga já comunicou que pagou a multa – e a dívida que tinha estado na sua origem – logo no dia seguinte à notificação por parte da UEFA.