Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Reacções: Eusébio lembrado como um génio, símbolo e lenda

O antigo futebolista faleceu este Domingo, vítima de paragem cardiorrespiratória. As reacções à morte do "Pantera Negra" multiplicam-se.

REUTERS
05 de Janeiro de 2014 às 11:27
  • ...

Paulo Portas

"Eusébio foi, no coração dos portugueses, o maior herói popular do século XX. E foi um dos portugueses mais internacionais de sempre. Ainda hoje a associação entre o nome de Eusébio e Portugal é muito frequente nos quatro cantos do mundo. Encheu-nos de alegrias e não há português que não recorde os seus jogos memoráveis. Eusébio diz muito a todos seja qual for o clube ou a geração. Acresce que Eusébio tinha um talento de gigante mas uma atitude simples e jovial e também será recordado por isso", afirmou numa declaração enviada à comunicação social.

 

UGT

 

"Nome maior do futebol português e mundial, foi ícone para milhões de amantes do desporto à escala global e de gerações de portugueses espalhados pelos quatro cantos do mundo. Embaixador do nome de Portugal, que transportou com paixão e amor por todos os caminhos que percorreu, viu a sua imagem e o seu nome transformados em símbolo do nosso povo, da nossa língua e da nossa cultura e reforçou os elos de ligação entre a comunidade dos países de língua portuguesa, especialmente com Moçambique", refere uma nota da central sindical.

 

CGTP

 

“Figura ímpar e incontornável do desporto e da sociedade portuguesa, um dos melhores futebolistas de todos os tempos, que fez brilhar o nome de Portugal quando este estava fechado sobre si próprio e mergulhado numa obscura e dura ditadura”, refere a central sindical, numa nota onde envia “as sentidas condolências” à família do ex-jogador e ao Sport Lisboa e Benfica.

 

Mourinho

 

"Mais do que uma das grandes figuras do futebol português, é uma das grandes figuras de Portugal. Eusébio é Portugal. [...] Em criança cresci com o Eusébio e a Amália como os grandes símbolos de Portugal e continuo a vê-lo nessa perspetiva. Acho que são imortais. Neste caso, aquilo que Eusébio deixa torna-o imortal", afirmou José Mourinho, em declarações, por telefone, à RTP.

Mourinho referiu que Eusébio brilhou numa época, "num mundo diferente, num futebol diferente daquilo que é hoje", considerando que hoje é "muito mais fácil aos atuais grandes do futebol mundial" tornarem-se um fenómeno.

 

Jorge Jesus

 

O treinador de futebol do Benfica, Jorge Jesus, disse hoje que Eusébio era um jogador "extraterrestre", como hoje são Cristiano Ronaldo e Messi, pelas qualidades técnicas e físicas e acrescentou que será eternamente um "mito do Benfica". "Dos jogos que me lembro de o ver, como menino, em 1966 no Campeonato do Mundo de Inglaterra ou no Benfica, [como jogador] o Eusébio era um extraterrestre naquela altura, como hoje é o Ronaldo ou o Messi, pela sua qualidade não só técnica como física", disse o treinador “encarnado”, em declarações por telefone à Benfica TV.

 

Jorge Sampaio

 

"Foi uma figura que teve um prestígio internacional, quando ainda havia poucas que o tivessem", sustentou o ex-Chefe de Estado, em declarações à RTP, na qual evidenciou a "grande dedicação" de Eusébio ao Benfica e à seleção nacional. Para Jorge Sampaio, Eusébio "era uma daquelas pessoas que tinham um consenso geral de admiração, de agradecimento e de notoriedade".

 

Mário Soares

 

"Foi um grande futebolista, uma pessoa bem formada e fiquei sempre com a ideia de que era um homem muito modesto e muito simpático", sublinhou o ex-Chefe do Estado, em declarações à RTP.

 

"Era um homem bom, um homem agradável, com pouca cultura. Evidentemente, não se estava à espera que fosse um pensador, estava-se à espera que fosse um grande homem do futebol, o que foi", sustentou o ex-Presidente da República.

 

Joe Berardo

 

“Um dia tinha de acontecer e ele já estava a sofrer há um certo tempo. Ele teve diversos problemas, mas é sempre mau perder as pessoas a quem se ama. E ele era bem-amado pelos benfiquistas. O importante é unirmo-nos e rezarmos por ele e pela família dele”, concluiu o comendador.

 

CDS

 

"O CDS-PP lamenta profundamente o desaparecimento de um dos maiores símbolos nacionais. Um homem talentoso e humilde que, conquistando a admiração de muitos, vivia para a sua paixão - o futebol", refere o partido, em comunicado.

 

Cavaco Silva

 

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, sublinhou hoje que a melhor forma de homenagear Eusébio "é seguir o seu exemplo", recordando a forma como o antigo futebolista trabalhou e lutou para alcançar tantas vitórias.

 

"Portugal perdeu hoje um dos seus filhos mais queridos: Eusébio da Silva Ferreira", afirmou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, numa declaração no Palácio de Belém, a propósito da morte de Eusébio.

Pedindo para que se siga o exemplo de Eusébio enquanto desportista e enquanto ser humano, Cavaco Silva lembrou o "campeão que trabalhou e lutou para alcançar tantas vitórias" e como uma pessoa que manteve com os outros uma relação calorosa, de afeto e de respeito mútuo".

 

Pinto da Costa

 

“Morreu um dos maiores símbolos da modalidade. O maior jogador português da sua geração e sobretudo um grande ser humano e um exemplo de ‘fair-play’. É um dia triste para o futebol português”, afirmou o presidente do FC Porto.

 

Luís Filipe Vieira

 

"Nunca estamos preparados para perder aqueles que nos são mais próximos, aqueles que por tudo o que fizeram, por tudo o que alcançaram, nos acostumamos a ver como imortais. Eusébio já tinha ganho em vida a sua condição de mito e por isso é que a notícia do seu desaparecimento mais choca, porque os mitos nunca deviam partir", comentou Luís Filipe Vieira na página oficial do Benfica na rede social Facebook.

 

Presidente da FIFA, Joseph Blatter

 

"O futebol perdeu uma lenda. Mas o lugar de Eusébio entre os grandes nunca lhe será tirado", escreve o líder máximo do futebol mundial na sua conta da rede social twitter.

 

Sporting

 

“O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Eusébio da Silva Ferreira, um símbolo do desporto nacional. À família de Eusébio e amigos, o Sporting Clube de Portugal apresenta os seus sentidos pêsames", refere o clube de Alvalade numa nota publicada na sua página oficial na internet.

 

Marques Guedes

 

"São raras as figuras de consenso capazes de criar uma unidade de opiniões e afetos. Eusébio tem esse estatuto ímpar, o que faz da sua morte uma perda nacional", lê-se numa mensagem do ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, que tutela o Desporto, a propósito da morte de Eusébio.

 

António José Seguro

“Portugal perde hoje um dos seus símbolos. Morreu Eusébio, o 'pantera negra'. Alguém que com a magia dentro do campo de futebol e com a sua simplicidade, levava o nome de Portugal ao mundo e nos fazia ter mais orgulho em sermos portugueses”, refere o líder do PS no Facebook.

 

Primeiro-ministro

"Um génio do futebol e um exemplo de humildade, um atleta de excelência e um homem generoso e solidário, Eusébio foi para todos os adeptos do desporto, bem como para todos os Portugueses, um exemplo de profissionalismo, de determinação e de devoção às cores nacionais e do Sport Lisboa e Benfica", refere Pedro Passos Coelho.

 

Benfica

“De Eusébio vamos recordar o talento, o exemplo e o carácter de um homem que marcou o futebol português e se transformou numa referência do futebol mundial. Vamos recordar a alegria que tinha de viver, a sua simplicidade e frontalidade”, escreve o clube num comunicado publicado no site oficial na internet.

 

Durão Barroso

"Hoje é um dia triste para o futebol português e mundial. As minhas sinceras condolências à família de Eusébio e a todos os portugueses", lê-se numa mensagem de José Manuel Durão Barroso publicada no ’Twitter'.

 

Jerónimo de Sousa

"Com o falecimento de Eusébio da Silva Ferreira, o país perde aquele que foi um símbolo maior do desporto nacional, reconhecido em todo o mundo pelo seu percurso no clube que representou - o Sport Lisboa e Benfica - e na seleção nacional", lê-se numa nota enviada pelo gabinete de imprensa do PCP.

 

Cristiano Ronaldo

 

O "capitão" da seleção portuguesa de futebol, Cristiano Ronaldo, prestou hoje homenagem ao antigo futebolista e embaixador da equipa das "quinas" Eusébio, que hoje morreu, aos 71 anos, vítima de paragem cardiorrespiratória.

"Sempre eterno Eusébio, descansa em paz", pode ler-se na página oficial de Cristiano Ronaldo no Facebook, juntamente com uma imagem do atual futebolista do Real Madrid com o "Pantera Negra".

 

Figo

O antigo futebolista português Luís Figo lamentou hoje a morte de Eusébio, reconhecendo tratar-se de uma “grande perda”, através da rede social na Internet Twitter.

“The King!!! Grande perda para todos nós! O mais grande!!”, pode ler-se no Twitter de Figo, que, em 2001, se tornou no segundo português a conquistar a Bola de Ouro, depois de Eusébio, que venceu o troféu em 1965.

 

Simão Sabrosa

O extremo do Espanyol e ex-“capitão” do Benfica Simão Sabrosa também recorreu à rede social Twitter para partilhar a sua emoção: “Triste muito triste. Descansa em paz King. És eterno!! RIP Eusébio”.

 

João Pereira, Valência

Tal como o internacional português João Pereira, defesa direito do Valência, recorreu ao Twitter para apresentar as “condolências à família e amigos de uma lenda do futebol português”. “Descansa em paz King Eusébio”, rematou João Pereira.

 

Salvio, Benfica

“Que triste notícia Deus. Descansa em paz Eusébio. Serás sempre recordado”, escreveu o extremo argentino do Benfica Salvio.

 

Xabi Alonso, Real Madrid

O internacional espanhol Xabi Alonso, do Real Madrid, foi dos primeiros futebolistas da atualidade a manifestar-se nas redes sociais, com a singela mensagem “RIP Eusebio (1942-2014), um dos grandes”.

 

Manchester United

“Estamos tristes por ter sabido que morreu Eusébio, lenda do Benfica. Ele era um jogador fantástico e um amigo do clube”, pode ler-se na página oficial dos “red devills” no Twitter.

 

(notícia em actualização)

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio