Notícia
Pequim recebe os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022
O Comité Olímpico anunciou que Pequim foi a cidade escolhida para receber os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022. A capital chinesa é a primeira cidade a receber as duas edições - de Inverno e de Verão - dos Jogos.
Apenas sete anos depois de ter recebido os Jogos Olímpicos de 2008, Pequim volta a ser seleccionada como anfitriã dos Jogos, desta vez para a edição de Inverno do evento desportivo, noticia a Reuters esta sexta-feira, 30 de Julho.
Apesar das reservas sobre a sua candidatura, a cidade chinesa será a primeira cidade a receber as edições de Verão e de Inverno dos Jogos Olímpicos. Pequim derrotou, assim, a candidatura de Almaty, do Cazaquistão.
Escreve a Reuters que o Comité Olímpico optou por uma cidade experiente na organização deste tipo de eventos, após seis dos candidatos iniciais – incluindo Estocolmo e Oslo – terem retirado as suas candidaturas por falta de apoios e preocupações financeiras.
Esta decisão mostra que o Comité não se deixou demover pelos pedidos de grupos humanitários, que acusam o país de não ter conseguido melhorias nesta área. Nem tão pouco a organização cedeu perante a ausência de espaços onde efectuar os desportos típicos de Inverno, escreve a Reuters.
O Comité garantiu que o contrato assinado com o vencedor irá garantir ao respeito e protecção dos direitos humanos, a não-discriminação e a liberdade de imprensa durante os 16 dias de Jogos Olímpicos.