Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Manchester regressa ao topo dos clubes mais ricos da Europa. Benfica em 27.º

Depois de 11 anos de domínio do Real Madrid, o clube inglês volta a ser considerado como o clube de futebol mais rico da Europa.

19 de Janeiro de 2017 às 09:23
  • 6
  • ...

Não é preciso ganhar títulos para melhorar as contas. Apesar de falhar a liderança do campeonato de futebol inglês há vários anos, o Manchester United conseguiu recuperar o primeiro lugar dos clubes de futebol mais ricos da Europa.

 

De acordo com o estudo da Deloitte publicado esta quinta-feira, 19 de Janeiro, o clube agora treinado por José Mourinho destronou o Real Madrid do primeiro lugar, o que acontece pela primeira vez em 12 anos.

 

O clube inglês alcançou receitas recorde de 689 milhões de euros na última época. Supera o Barcelona (620,2 milhões de euros) e também o Real Madrid (620,1 milhões de euros). O clube de Cristiano Ronaldo caiu para a terceira posição depois de ter liderado este "ranking" durante onze anos.

 

A época passada foi a primeira em que estes três clubes (que têm ocupado o pódio nos últimos 20 anos) superaram a marca dos 600 milhões de euros de receitas anuais. Uma evolução que mostra que os maiores clubes estão a ficar cada vez mais ricos, alargando o fosso para os restantes.

 

O "ranking" dos 20 clubes mais ricos do mundo é dominado pelas cinco maiores ligas da Europa (Reino Unido, Espanha, Alemanha, França e Itália), outro indicador que também ilustra a cada vez maior distância entre os clubes de topo da Europa e os restantes.

 

Entre os 20 mais ricos, o domínio é dos britânicos, com metade dos 10 primeiros. Os restantes são espanhóis (Barcelona e Real Madrid), alemães (Bayern Munique), franceses (PSG) e italianos (Juventus).  

 

"Todos os anos questionamos se está prestes a rebentar a bolha do futebol, mas acreditamos que ainda há espaço para crescer", diz ao Financial Times Dan Jones, partner da Deloitte, afirmando que não é irrealista um clube atingir a marca dos mil milhões de euros em receitas num ano.

 

A consultora assinala que o recorde do Manchester foi alcançado à custa da evolução positiva dos três principais indicadores: bilheteira, direitos televisivos e vendas de produtos.

 

Além do TOP 20, a Deloitte publica também a lista dos 10 seguintes, sendo que neste "ranking" surge um clube português. É o Benfica, que surge na posição 27.º, com receitas de 152,1 milhões de euros na época passada.

 

Está atrás de dois clubes turcos (Fenerbahçe e Galatasaray) e ingleses de menor dimensão como o Southampton e o Everton.  

 

 

 

Ver comentários
Saber mais Manchester United Deloitte José Mourinho Real Madrid Barcelona Cristiano Ronaldo Benfica
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio