Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Grupo chinês pode comprar Inter de Milão

O grupo chinês especializado no retalho de electrodomésticos Suning deve anunciar esta segunda-feira a aquisição de uma participação maioritária no clube italiano de futebol Inter de Milão, segundo o director da Associação de Futebol da China.

17- Inter de Milão – 399 milhões de euros
Negócios 06 de Junho de 2016 às 07:46

Em declarações ao portal de notícias Sina.com, Cai Zhenhua afirmou que ambas as partes "vão anunciar o acordo numa conferência de imprensa marcada para hoje".

O grupo, fundado em 1990 por Zhang Jindong, um dos homens mais ricos da Ásia e membro do principal órgão de consulta do Governo e do Partido Comunista da China (PCC), deverá adquirir quase 70% da equipa italiana.

Segundo Cai, o investimento do Suning é de "grande significado" para os planos da China em se tornar uma potência futebolística. "Penso que esta cooperação é muito importante, porque o Suning estabeleceu uma ponte entre a China e um dos maiores clubes de Itália", afirmou.

Em Dezembro passado, o retalhista chinês comprou o Jiangsu Sainty, nono classificado da Superliga chinesa, a uma empresa de têxteis com o mesmo nome, e 'baptizou-o' de Jiangsu Suning.

No início do ano, o clube contratou os brasileiros Alex Teixeira, por 50 milhões de euros, e Ramires, por 30 milhões, a primeira e terceira contratação mais cara de sempre na China, respectivamente.

Curiosamente, um outro consórcio de investidores chineses está interessado em adquirir 70% da outra equipa de Milão, o AC Milan, uma participação detida há 30 anos pelo antigo primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi.

A entrada de grandes grupos chineses no futebol coincide com o desejo de Pequim de converter o país numa potência futebolística à altura do seu poder económico e militar.

O presidente chinês, Xi Jinping, assumiu já o desejo de ver a China qualificar-se para a fase final de um Mundial, organizar um campeonato do mundo e um dia vencê-lo.

Segunda maior economia mundial, a seguir aos Estados Unidos da América, a China figura em 82.º no 'ranking' da FIFA, atrás de muitas pequenas nações em vias de desenvolvimento.

Ver comentários
Saber mais Inter de Milão Cai Zhenhua Zhang Jindong Ásia Partido Comunista da China Itália China Alex Teixeira Ramires Milan Silvio Berlusconi Pequim desporto futebol
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio