Notícia
Fernando Santos eleito melhor seleccionador do mundo
O seleccionador nacional, Fernando Santos, foi esta terça-feira escolhido pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) como melhor seleccionador do mundo.
O seleccionador que levou a equipa nacional de futebol à conquista do primeiro campeonato europeu foi escolhido pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) como melhor seleccionador do mundo.
De acordo com a mensagem colocada no site da federação esta terça-feira, 27 de Dezembro, "apesar da forte oposição de treinadores experientes, peritos de mais de 56 países em todo o mundo não hesitaram em atribuir a Fernando Santos uns maciços 199 pontos".
A votação colocou Santos à frente do candidato sueco, Lars Lagerbeck (ex-seleccionador da Islândia, que, muito distante do vencedor, conquistou 71 pontos) e do alemão Joachim Löw, que treina a equipa germânica, com 62 pontos. Chris Colemen, seleccionador do País de Gales, recolheu 61 pontos.
Com 62 anos, Fernando Santos treina a Selecção portuguesa desde 2014, tendo estado nos quatro anos anteriores como seleccionador da equipa nacional da Grécia. Aos comandos da selecção nacional, venceu em Julho deste ano o campeonato europeu ao bater na final a França por 1 a 0, após prolongamento.
A carreira de Santos começou em 1987 e do seu currículo constam passagens no FC Porto, AEK Atenas, Panathinaikos, Sporting, Benfica, PAOK Saloniki, antes das experiências como seleccionador grego e português.
(Notícia actualizada às 10:48 com mais informação)