Notícia
Clubes espanhóis devem 564 milhões de euros às Finanças
Os clubes de futebol espanhóis devem 564 milhões de euros às finanças, um valor 17% superior aos 482 milhões que a Liga Profissional tinha assumido.
Os clubes de futebol em Espanha devem mais às Finanças do que a Liga Profissional de Futebol (LPF) tinha assumido. De acordo com um artigo do espanhol El Mundo, as equipas de futebol devem 564 milhões de euros às finanças espanholas, mais 17% que os 482 milhões que foram revelados pela Liga Profissional de Futebol do país.
A redução da dívida no último ano foi de 99 milhões, contra os 165 milhões que a Liga aponta. Um dos motivos para esta diferença de valores, segundo o El Mundo, pode residir no facto de a Liga querer dar uma maior projecção ao esforços dos clubes para diminuírem o buraco fiscal.
Citando o presidente da Liga Profissional, o jornal explica que a dívida às autoridade tributárias ascendia assim, em Junho, a 482 milhões de euros, 165 milhões menos que na época anterior. Com base nestes valores, o endividamento total seria de 647 milhões de euros.
Porém, fonte do jornal ligada às Finanças assinalam que a dívida em Junho era de 564 milhões de euros, mais 82 milhões que o valor apresentado pela LPF. Desta feita, a redução do endividamento em relação ao ano anterior foi na ordem dos 99 milhões de euros.
A disparidade de valores terá começado a verificar-se na época passada, quando a Liga assinalou que a dívida dos clubes era de 647 milhões de euros quando, na verdade, ascendia aos 667 milhões de euros.
O El Mundo refere ainda que as Finanças têm tido algumas dificuldades em cobrar os valores em falta sendo que um dos motivos é o incumprimento no pagamento de prestações.