Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Chineses colocam Inter de Milão à venda

O Raine Group, que esteve envolvido na venda do Chelsea, e o Goldman Sachs, foram contratados para liderar este processo.

17 de Outubro de 2022 às 20:25
  • ...

O grupo chinês Sunning colocou à venda o Inter de Mailão, um dos mais mediáticos clubes de futebol  de Itália. O processo de venda será liderado pelo Raine Group, um banco "boutique" norte-americano que liderou o leilão do Chelsea este ano, e o Goldamans Sachs, adianta o Financial Times.

O jornal inglês recorda que o Inter de Milão pertence desde 2006 à empresa de comércio eletrónico Suning, com sede em Nanjing, que adquiriu o clube durante uma onda de investimentos no futebol europeu  protagonizados por empresas chinesas.

O Inter é liderado pelo presidente Steven Zhang, filho de Zhang Jindong, fundador da Suning, que pagou 270 milhões de euros por uma participação maioritária de 68% nos "nerazzurri" em 2016.

A decisão da Sunning em sair do Inter de Milão é justificada pela crescente concorrência que o grupo está a sofrer do comércio eletrónico e pelo enorme peso da dívida de curto. Além disso, o apoio do Governo chinês, liderado por Xi Jinping, a este tipo de projetos também tem vindo a diminuir.

 

Em julho deste ano, para evitar o colapso, o  governo chinês e a Alibaba, principal acionista da empresa, injetaram 1,4 mil milhões de dólares na Sunnig, tendo logo nessa altura sido colocada a possibilidade de venda do Inter de Milão.

 

O futebol italiano, lembra o Financial Timesm tornou-se um destino cada vez mais popular para investidores internacionais. Roma, Atalanta, Fiorentina e Génova estão entre vários clubes agora controlados por proprietários americanos.

 

Este ano, o grupo de investimentos norte-americano RedBird Capital comprou o rival local da Inter, o AC Milan, em um acordo no valor de 1,2 mil milhões de euros, um recorde para um clube de futebol europeu fora da Premier League inglesa.

 

A Série A tem a segunda menor receita de transmissão das chamadas "Cinco Grandes", com os direitos internacionais do futebol italiano alcançando cerca de 230 milhões de euros por ano, de acordo com a Enders Analysis, muito abaixo do valor da Espanha de 900 milhões de euros.

Ver comentários
Saber mais Inter de Milão futebol Sunning China Raine Group Goldman Sachs
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio