Notícia
André Villas-Boas é o novo presidente do FC Porto
Jorge Nuno Pinto da Costa, que nos últimos 42 anos liderou o Futebol Clube do Porto, foi derrotado por André Villas-Boas nas eleições deste sábado.
André Villas-Boas é o novo presidente do Futebol Clube do Porto, depois de derrotar este sábado Jorge Nuno Pinto da Costa.
Ao início da noite de sábado, os resultados ainda não eram oficiais, mas Vítor Baía assumiu logo a derrota de Pinto da Costa.
No ato eleitoral mais participado de sempre do clube, o ex-treinador da equipa de futebol portista (lista B) destronou o então líder 'azul e branco' (A), que contabilizou 5.224 votos (19,52%), ao passo que o empresário e professor Nuno Lobo (C) revalidou a condição de terceiro e último candidato mais votado alcançada em 2020, ao somar apenas 53 (0,2%).
De acordo com o presidente da Mesa da Assembleia Geral, José Lourenço Pinto, houve ainda 73 votos em branco e 37 nulos, num dia em que um recorde de 26.876 associados elegeu os órgãos sociais rumo ao quadriénio 2024-2028 no Estádio do Dragão, no Porto.
Um Porto "livre de novo
"Graças a vocês, hoje o FC Porto está livre de novo. Este é o FC Porto dos sócios e para os sócios, que vai ser competitivo, que lidera pelo exemplo, um FC Porto vencedor, frisou o novo presidente portista após vencer as eleições.
"Estou muito contente, orgulhoso e honrado por esta oportunidade. Espero corresponder às exigências de todos os portistas, que é ganhar, conquistar títulos e sustentar o nosso clube para o futuro, que é o mais importante. Que noite histórica! Que orgulho enorme ver a força do nosso clube hoje. A cada um de vocês, muito, muito obrigado por tudo!", disse André Villas-Boas no discurso de vitória.
O novo presidente do FC Porto deixou ainda uma palavra sentida a Pinto da Costa: "Este ato eleitoral é um momento histórico para o FC Porto e para o futebol português. Quero deixar uma palavra às restantes candidaturas, em especial à de Jorge Nuno Pinto da Costa, quero deixar o meu agradecimento por tudo o que deu pelo FC Porto, pela vida que deu ao FC Porto e a garantia que esta é e sempre será a sua casa", vincou.
A reação de Baía após a derrota de Pinto da Costa
"Queria felicitar a lista B pela vitória nas eleições. Os sócios falaram, são unânimes nesta decisão e é um momento de transição, de mudança. Os sócios são quem manda no clube e assim desejaram. Agora, há que preparar o futuro, há que apelar à união", disse Vítor Baía, administrador da SAD, salientando que hoje "termina um legado incrível da pessoa mais importante da história do FC Porto, que devemos enaltecer".
"O presidente tem um amor e uma paixão pelo FC Porto incrível. Naturalmente não é momento de grande felicidade, como devem imaginar. Sentia que tinha ainda muito para fazer. Agora há que fazer reflexão sobre o que aconteceu", afirmou ainda o antigo guarda-redes, acrescentando que "o que queremos é que a próxima direção consiga fazer o mesmo que fizemos".
(Notícia atualizada às 09h34 de dia 28 com resultados oficiais e declarações de André Villas-Boas)