Notícia
20 maiores transferências do Verão ultrapassam os mil milhões de euros
Com a janela de transferências na generalidade dos principais campeonatos europeus já encerrada, verifica-se que os 20 negócios mais avultados ultrapassaram os mil milhões de euros. Inglaterra continua a dominar mas o PSG e o Barça foram os clubes que concretizaram as maiores transferências.
O último dia do mercado de transferências acabou por ser bastante tranquilo, a contrastar com o que aconteceu nas últimas semanas. A inflação generalizada verificada no mundo do futebol fez com que as 20 maiores e mais relevantes transferências de futebolistas tenham mobilizado mais de mil milhões de euros.
Contrariamente ao verificado em anos mais recentes, em que foi o poderio económico de clubes russos, americanos e, mais recentemente, chineses, a contribuir decisivamente para o inflacionar dos passes de jogadores de futebol, desta vez foi nos principais clubes e campeonatos que se verificaram as operações mais avultadas.
Ao todo, as 20 transferências mais significativas operadas neste Verão ascenderam a um total de 1.184,1 milhões de euros. O principal "culpado" foi o brasileiro Neymar que abandonou o Barcelona para se juntar ao multimilionário Paris Saint-Germain por inesperados 222 milhões de euros.
Para suprir a perda do craque brasileiro, o Barça abriu os cordões à bolsa e investiu 105 milhões de euros no jovem Dembélé, oriundo do Borussia Dortmund.
As seguintes oito maiores transferências foram todas realizadas por equipas inglesas o que, uma vez mais, vem confirmar o poderio financeiro dos clubes da Premier League. O clube inglês mais gastador – simultaneamente também a equipa europeia mais gastadora – foi o Manchester City que investiu 244,3 milhões de euros.
Na lista dos clubes europeus que mais dinheiro gastaram, segue-se uma equipa francesa e outra italiana. O PSG gastou 238 milhões de euros e o AC Milan investiu de 194,5 milhões de euros. Em quarto surge o Barcelona (192,5 milhões de euros) e em quinto o Manchester United (164,4 milhões de euros).
Nestes cálclulos (com base nos valores reportados pelo site Transfermarkt) não estão incluindos os empréstimos de jogadores, como é o caso de Kylian Mbappé. O jovem francês trocou o Mónaco pelo PSG, tendo o clube da capital uma opção de compra obrigatória no valor de 180 milhões de euros.
Este top 20 ainda pode sofrer mexidas, uma vez que o mercado espanhol só fecha esta sexta-feira e são várias as notícias que dão conta do interesse do Barcelona em jogadores de topo, como é o caso de Coutinho do Liverpool.
Na fotogaleira em cima veja os valores das 20 transferências mais caras desta época.