Notícia
Ikea testa paredes movíveis para aproveitar espaço em apartamentos pequenos
As pessoas que vivem em pequenos apartamentos têm agora uma nova oportunidade para optimizar o espaço da sua casa: paredes movíveis. A Ikea está a testar esta hipótese, tal como tomadas eléctricas deslizantes.
A Ikea quer aproveitar melhor o espaço em apartamentos pequenos e, para isso, está a testar a hipótese de fabricar paredes movíveis. A marca sueca estava há dois anos a estudar esta hipótese para maximizar o espaço, escreve esta terça-feira, dia 29 de Setembro, o The Wall Street Journal.
As paredes movíveis e as tomadas eléctricas deslizantes dão a possibilidade de criar subdivisões e maximizar o espaço.
Nos últimos dois anos, a empresa sueca tem estudado estas opções com o objectivo de aumentar o espaço de manobra em pequenos apartamentos e utilizou estas paredes movíveis em vários apartamentos da cidade sueca de Malmo, convidando algumas famílias para viverem lá durante duas semanas.
"O apartamento pareceu muito maior que o meu, que é, na verdade, 20 metros quadrados maior", referiu Robin Williams ao The Wall Street Journal, que ficou no apartamento com os seus três filhos.
As casas estão a ficar mais pequenas. O jornal norte-americano cita dados da empresa de construção sueca Skanska, que dizem que a dimensão média de uma casa em 2001 era de 62 metros quadrados e agora é de cerca de 54 metros quadrados.
Também nos Estados Unidos da América as casas estão a ficar mais pequenas. Segundo a empresa Axiometrics, as casas encolheram 18% em San Francisco, 19% em Seattle e 22% em Boston durante a última década.
Esta diminuição do tamanho dos apartamentos está a forçar a Ikea a encontrar novas ideias que ajudem os clientes a utilizar melhor o espaço, mas ainda não há data para a introdução destas paredes movíveis.