Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Estado poupa entre 660 e 920 milhões no Túnel do Marão

Os contratos para a construção do Túnel do Marão foram assinados esta terça-feira e as obras vão iniciar-se ainda este mês de Setembro de forma a abrir ao serviço no início de 2016.

Bruno Simão
23 de Setembro de 2014 às 13:29
  • 30
  • ...

O secretário de Estado das Infra-estruturas, Sérgio Monteiro, avançou esta terça-feira, 23 de Setembro, na assinatura dos contratos para a conclusão da construção do Túnel do Marão, que face ao contrato assinado antes, com a concessionária liderada pela Somague, o Estado vai poupar pelo menos 660 milhões de euros.

 

De acordo com o responsável, este é o cenário menos optimista, que considera que os 200 milhões que o Estado já investiu não são recuperados na luta judicial com o consórcio com o qual rescindiu contrato em Julho de 2013, além de não prever optimizações ao custo de manutenção e incluir custos financeiros para a Estradas de Portugal.

 

Já no cenário mais optimista, disse Sérgio Monteiro, a poupança esperada face ao contrato assinado com a concessionária da Somague e MSF pode atingir os 920 milhões de euros.

 

O secretário de Estado lembrou que a rescisão do contrato determinada pelo Governo em Julho de 2013 foi a primeira em 100 anos, mas defendeu a decisão pela "diferença de custo para o erário público entre a anterior solução e a que começa a ser executada agora".

 

Com a atribuição de visto prévio aos contratos para a execução das empreitadas de construção do Túnel do Marão, as obras vão iniciar-se ainda este mês de Setembro de forma a que sejam concretizadas até ao final de 2015, com a abertura ao serviço no início de 2016.

 

Para concluir a obra, parada desde Junho de 2011, a Estradas de Portugal lançou em Fevereiro passado três concursos para a construção dos acessos poente, nascente e do concepção/construção do túnel.

 

Os três concursos trabalhos foram ganhos pela Opway, Ferrovial/Lena Engenharia e Teixeira Duarte.

 

Os três tinham um preço base de 201,5 milhões de euros, tendo o resultado dos concursos ditado um investimento de 146,4 milhões de euros, menos 54,9 milhões face às estimativas. 

Ver comentários
Saber mais Sérgio Monteiro Túnel do Marão Somague
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio