Notícia
Custos de construção de habitação nova sobem no continente
O índice de custos de construção de habitação nova no continente teve um ligeiro crescimento, ao passo que o índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação teve uma variação igual à do mês anterior, segundo o INE (Instituto Nacional de Estatística).
O índice de custos de construção de habitação nova no continente cresceu de 2,2% em Outubro, para 2,4% em Novembro, o que revela uma ligeira aceleração. Quanto ao índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação, e também no continente, este aumentou cerca de 2,8% em Novembro, uma variação idêntica à que foi observada em Outubro.
O índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação, no continente, apresentou uma taxa de variação homóloga de 2,8% em Novembro, igual à variação observada no mês anterior. O acréscimo de 0,3 p.p. na taxa de variação do índice da componente “serviços” compensou a redução de igual intensidade observada na componente “produtos”. As taxas de variação homóloga daquelas componentes foram 2,5% e 3,1% em Novembro, pela mesma ordem.
Quanto às unidades territoriais do continente (nuts II), a variação homóloga do índice da região do “norte” aumentou 0,2 p.p. face à taxa observada em Outubro, anulando o efeito da desaceleração de 0,3 p.p. registada no índice da região “centro”. Os índices das restantes regiões registaram, em Novembro, variações homólogas idênticas às observadas em Outubro.