Notícia
Holcim e Lafarge fazem progressos para salvar fusão
Um acordo deverá ser oficializado esta quinta-feira, com o rácio de troca da fusão a ficar mais favorável para os accionistas da Holcim, de acordo coma Bloomberg.
A Holcim e a Lafarge estão a ultimar os últimos detalhes do acordo de fusão entre as duas companhias, que dará origem à maior cimenteira do mundo, de acordo com a Bloomberg que dá conta que está a haver progressos nas negociações depois de ontem ter ocorrido uma reunião entre as administrações das duas companhias.
O acordo final, que deverá ser anunciado ainda hoje, pode resultar numa revisão do rácio de troca de acções, com os accionistas da Holcim a darem 0,9 acções por cada uma da Lafarge. O rácio anterior, anunciado no acordo preliminar, passava pela troca directa de uma acção da Holcim por cada acção da Lafarge.
A fusão entre as duas maiores cimenteiras mundiais foi anunciada em Abril de 2014. A nova entidade, que se iria designar LafargeHolcim, teria vendas de 32 mil milhões de euros e presença em 90 países.
A fusão sofreu um revés a 16 de Março, quando a Lafarge anunciou ter recebido uma carta do presidente do conselho de administração da Holcim comunicando a decisão de não prosseguir com a execução do acordo nos termos aprovados pelos responsáveis das duas maiores cimenteiras mundiais em Julho de 2014.
A outra alteração tem a ver com a liderança da nova companhia, já que o actual CEO da Lafarge, Bruno Lafont, será co-presidente do conselho de administração e não presidente executivo, como estava previsto.