Notícia
Actividade da reabilitação urbana cresce 0,8% em Março
Barómetro da AICCOPN revela aumento de 3,6% da carteira de encomendas na reabilitação urbana. Já as licenças emitidas pela autarquias nos dois primeiros meses do ano caíram 23,1%.
O inquérito à reabilitação urbana realizado pela AICCOPN – Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas em Março revela uma recuperação do nível de actividade de 0,8% face a Fevereiro, adiantou esta entidade em comunicado.
A evolução positiva, acrescenta a AICCOPN, foi acompanhada pelo índice que mede as opiniões dos empresários quanto à evolução da carteira de encomendas na reabilitação urbana, verificando-se uma subida deste indicador em Março de 3,6% face a Fevereiro e de 27% em termos homólogos.
De acordo com o barómetro da reabilitação urbana, nos dois primeiros meses deste ano foram emitidas 927 licenças de reabilitação pelas câmaras municipais, o que traduz uma quebra de 23,1%, face a igual período de 2014.
Para esta redução contribuíram os decréscimos de 24,2% nos edifícios não residenciais e de 22,0% nos edifícios habitacionais.
Por regiões, acrescenta a AICCOPN, assistiu-se a um aumento do licenciamento de obras de reabilitação de 21,7% na região metropolitana de Lisboa, de 61,3% na Região Autónoma dos Açores, e descidas nas restantes regiões do País, com destaque para a quebra de 51,5% no Alentejo, de 40,9% na região centro e de 21,5% na região norte.