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Vendas nos centros comerciais cresceram 31,5% na Black Friday

A moda foi a categoria com maior peso no montante total das compras efetuadas em centros comerciais no período de 29 de novembro e 2 de dezembro, seguida dos hiper e supermercados e dos eletrodomésticos e tecnologia.

Centros comerciais estão fora do tecto imposto pelo Governo como medida para fazer face à inflação.
Mariline Alves
12 de Dezembro de 2024 às 12:05
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As vendas nos centros comerciais cresceram 31,5% em cada dia do chamado "Black Weekend" e da Cyber Monday, ou seja, de 29 de novembro a 2 de dezembro, face à faturação média diária registada no mesmo período de promoções do ano passado.

Segundo um estudo da REDUNIQ Insight para a Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC), que tem por base apenas nos pagamentos com cartão realizados nos "shoppings", no dia "oficial" da Black Friday, que este calhou a 29 de novembro, uma sexta-feira, as vendas no período pós-laboral, isto é, efetuadas depois das 18h, representaram 38,2% do total do dia. Já no fim-de-semana, o domingo, dia 1, representou 25,4% da faturação.


No cômputo dos quatro dias, o número de clientes aumentou mais de 30% relativamente à média diária de 2023. Este ano, o valor médio de cada compra foi de 45,78 euros, mas olhando para cada um dos dias, o gasto médio por cartão foi mais elevado na Black Friday (64,14 euros), indica a APCC, num comunicado enviado às redações.

A moda foi a categoria com maior peso no montante total das compras em centros comerciais (29,7%), seguida dos hiper e supermercados (17,6%) e dos eletrodomésticos e tecnologia (12,1%).

A APCC agrega 104 conjuntos comerciais que integram mais de 8.500 lojas.

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