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Sonae atingiu 4,6 mil milhões de euros no negócio de retalho
Volume de negócios cresceu, em 2013, um total de 3% para 4,6 mil milhões de euros. O segmento alimentar cresceu em Portugal 4,1%.
O negócio de retalho da Sonae cresceu 3% em 2013 atingindo 4.625 milhões de euros. O alimentar, através da MC (Modelo Continente), aumentou 4,1% para 3.415 milhões de euros, de acordo com os valores preliminares de vendas que a Sonae comunicou esta quarta-feira, 22 de Janeiro.
O grupo liderado por Paulo Azevedo garante que estes valores significam que a Sonae ganhou quota de mercado.
Muito do crescimento da Sonae no retalho alimentar veio pela abertura de novas lojas, nomeadamente na Madeira e nos formatos mais pequenos Bom Dia e Meu Super (estes últimos explorados em regime de franchising).
No final do ano a Sonae MC tinha 548 lojas, depois de abrir 70 unidades, sendo 11 "Continente Modelo" (sete na Madeira), cinco com a insígnia Bom Dia e 45 lojas franchisadas Meu Super.
No universo de lojas comparável o crescimento das vendas foi de 1,4%.
No retalho especializado, não alimentar,a Sonae SR atingiu as 579 unidades, salientando, em comunicado, que o crescimento foi sentido especialmente ao nível da Zippy e da MO,que reforçaram a internacionalização.
Esta área de negócio atingiu um volume de negócios de 1.210 milhões de euros durante 2013. O quarto trimestre registou uma subida de 11,9%. "Na Península Ibérica, o mercado português começou a mostrar sinais de melhoria antes do espanhol, especialmente no último trimestre", diz a Sonae em comunicado, salientando que as vendas no quarto trimestre de 2013 subiram 8,9% em Portugal e 20,8% nos mercados internacionais.