Notícia
Jerónimo Martins pode ganhar mais dois administradores este ano
A família Soares dos Santos propõe aumentar o número de administradores de 9 para 11, o modelo que vigorou até final de 2013. Ao mesmo tempo, propõe o nome de Henrique Soares dos Santos para substituir o seu irmão, José Soares dos Santos.
Os accionistas da Jerónimo Martins vão ser chamados a pronunciar-se sobre o aumento do número de gestores na cúpula da retalhista.
A proposta partiu da sociedade Francisco Manuel dos Santos, a holding através da qual a família Soares dos Santos controla a Jerónimo Martins. Assim, propõe que o número de administradores passe dos actuais nove para os onze, segundo comunicado enviado à CMVM esta quarta-feira, 18 de Março.
A votação vai ter lugar na assembleia geral de accionistas que vai ter lugar a 9 de Abril.
O conselho está reduzido a nove administradores desde o final de 2013, depois de duas vagas não terem sido ocupadas, após a morte do economista António Borges e a renúncia de Alexandre Soares dos Santos, antigo presidente executivo da companhia e patriarca do grupo.
Agora, a sociedade volta a propor o aumento do número de administradores e também a substituição de outro, depois de José Soares dos Santos ter apresentado a sua renúncia ao cargo a 10 de Março.
Para ocupar os cargos, a sociedade Francisco Manuel dos Santos propõe três nomes. Um deles é o de Henrique Soares dos Santos, filho de Alexandre Soares dos Santos e irmão de Pedro Soares dos Santos, actual presidente-executivo, e chairman, da Jerónimo Martins. Entre outros cargos, é actualmente secretário da sociedade da Jerónimo Martins.
Os outros dois nomes propostos são dois gestores alemães: Clara Christina Streit e Arthur Stefan Kirsten.
A retalhista, também presente no mercado da Polónia e Colômbia, fechou 2014 com um recuou de 21,1% nos lucros para 301,7 milhões de euros.
A Jerónimo Martins fechou a sessão desta quarta-feira a ganhar 3,43% para 11,895 euros.