Notícia
Ikea lucra 3,5 mil milhões no exercício de 2015
O grupo de mobiliário sueco, cujo ano fiscal fechou a 31 de Agosto, consolidou vendas mundiais de 32 mil milhões de euros. Accionista recebeu 666 milhões de dividendos.
A companhia de mobiliário e decoração sueca Ikea registo no seu último exercício, terminado a 31 de Agosto passado, um resultado líquido consolidado de 3,5 mil milhões de euros, anunciou o grupo esta quinta-feira.
Entre 1 de Setembro de 2014 e 31 de Agosto de 2015, a Ikea registou vendas de 31,9 mil milhões de euros, mais 11,2% do que no exercício fiscal de 2013/2014. "Ajustadas ao impacto cambial [uma vez que a companhia tem sede na Suécia, consolidando as contas em coroas], as vendas aumentaram 8,9%".
As vendas "like for like" – para o mesmo parque de lojas, sem contabilizar aberturas nem encerramentos – aumentaram 5,1%, adianta ainda o grupo.
No resumo do relatório financeiro, a administração da companhia sueca garante que "o crescimento foi bem distribuído por todos os mercados" onde está presente, mas que a Alemanha, os Estados Unidos, a França, o Reino Unido e a Itália se destacaram, com subidas anuais entre 5% e 14%. Não há menção a Portugal.
Somadas as vendas de lojas com as rendas dos centros comerciais que a companhia tem – como por exemplo em Portugal – a Ikea obteve proveitos totais de 32,7 mil milhões de euros, mais 11,5% do que no período homólogo de 2013/2014.
No relatório, o grupo adianta que o accionista, a Fundação Stichting Ingka, criada pelo fundador Ingvar Kamprad, com sede na Holanda, recebeu 666 milhões de euros de dividendos – mais seis milhões do que no exercício fiscal anterior.
Plano reiterado para Portugal
O grupo Ikea tem 155 mil colaboradores, 328 lojas em 28 mercados e operações em 43 países, estando presente em Portugal com três unidades comerciais e uma unidade industrial, situada em Paços de Ferreira.
Em comunicado emitido esta quinta-feira, a Ikea Portugal salienta que "no seguimento deste sólido crescimento, também em Portugal os resultados positivos permitem que o grupo possa dar continuidade ao seu plano de expansão no país, cujo objectivo é ter um total de 10 lojas Ikea em Portugal até 2025".
Recorda ainda que a companhia "está, neste momento, a fazer um investimento estratégico na sua operação no país", no valor de "quatro milhões de euros", com a instalação de 100 mil painéis solares" nas três lojas que detém em Portugal.
Recentemente, o grupo avançara que a Ikea Centres Portugal, e o grupo Mutschler assinaram um acordo para criar uma "joint-venture" para o desenvolvimento do futuro Designer Outlet Algarve, que deverá abrir portas no Verão de 2017.