Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ikea vai vender artigos em sites de comércio electrónico

No próximo ano, a empresa vai começar a testar a venda dos seus produtos em plataformas de terceiros. Amazon e Alibaba são os sites apontados como mais prováveis.

Miguel Baltazar/Negócios
Negócios 09 de Outubro de 2017 às 16:21
  • ...

Os produtos da Ikea vão deixar de ter uma presença exclusiva nas lojas e site do grupo. Isto porque a empresa de origem sueca vai passar a vender os seus artigos em grandes sites de comércio electrónico, segundo avançou esta segunda-feira a Inter Ikea, dona da marca.

Segundo o Financial Times, Torbjörn Lööf, CEO da Inter Ikea, explicou que a medida surge em resposta à quebra das vendas nas lojas, tipicamente fora do centro das cidades, o que obrigou o grupo a olhar para novos tipos de superfície comercial – particularmente em zonas mais centrais – e novas ideias no campo digital.

"Este é o maior desenvolvimento na forma como os consumidores chegam até à Ikea desde que o conceito foi fundado", disse Torbjörn Lööf ao Financial Times.

A empresa vai testar esta medida já no próximo ano com uma série de sites. Apesar de os rumores se concentrarem na Amazon e na Alibaba, a Ikea recusou comentar quem serão os seus parceiros.

"Queremos aprender, e saber como é para uma empresa como a Ikea estar lá. Queremos descobrir como podemos manter a nossa identidade estando numa plataforma de terceiros", acrescentou o responsável.

A Ikea está a experimentar também novos formatos físicos, como centros de recolha no centro das cidades e lojas mais pequenas, com menos espaço de estacionamento e um inventário mais pequeno.

"Tradicionalmente, toda a cadeia de valor da Ikea foi projectada para entregar nas lojas. Isso está a mudar e está a desafiar uma série de formas de fazer negócio. Somos aprendizes rápidos e estamos a avançar", referiu Lööf, citado pela mesma fonte.

O anúncio foi feito no mesmo dia em que a Inter Ikea anunciou que as suas vendas aumentaram 5% nos 12 meses terminados em Agosto para um total de 38,3 mil milhões de euros.

O grupo Ikea, que representa cerca de 94% das vendas, apresenta os seus números na terça-feira.

Ver comentários
Saber mais Ikea Amazon Alibaba
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio