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H&M factura mais 20 milhões em Portugal em 2014

O grupo de retalho de vestuário anunciou esta quarta-feira resultados do exercício 2013/2014. A loja online estará operacional em Portugal este ano, anunciou o CEO.

Bloomberg
28 de Janeiro de 2015 às 13:05
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A companhia sueca Hennes & Mauritz (H&M) terminou o exercício passado – de 1 de Dezembro de 2013 a 30 de Novembro de 2014 – com vendas, incluindo IVA, de 1.105 milhões de coroas suecas (118,46 milhões de euros ao câmbio desta quarta-feira) em Portugal.

 

É uma progressão de 20%, em coroas suecas, e mais 20 milhões de euros do que no ano fiscal anterior, em que realizou no mercado português 918 milhões de coroas (98,41 milhões de euros) de vendas brutas, com IVA.

 

Os dados revelados pela H&M esta quarta-feira, 28 de Janeiro, dão conta de um aumento de 19% no último trimestre da SGPS (de 1 de Setembro a 30 de Novembro de 2014), para 303 milhões de coroas suecas (32,48 milhões de euros ao câmbio actual) nas vendas em território português. Note-se que o período do Natal de 2014 só irá ser contabilizado no exercício fiscal corrente, que terminará a 30 de Novembro de 2015.

 

Loja online este ano

O exercício passado terminou com a retalhista de vestuário e acessórios a operar 30 lojas em Portugal, mais três do que um ano antes. Mas nos comentários aos resultados, Karl-Johan Persson, presidente executivo da HM confirmou a expansão no mercado português, pela via digital.

 

"Iremos estender a loja online H&M a nove novos mercados em 2015: Bélgica, Bulgária, República Checa, Hungria, Polónia, Portugal, Roménia, Eslováquia e Suíça". A H&M já tem "site" em língua portuguesa, que inclui os preços e promoções das lojas físicas, mas não permite, presentemente, a compra online.

 

Nas ruas e nos centros comerciais, o projecto do grupo para o mundo todo é abrir mais 400 lojas este exercício – face às 379 unidades de retalho abertas até Novembro do ano passado – "o que é mais do que uma loja aberta por dia", notou o CEO no comentário às contas anuais. No final de Novembro de 2014, a H&M tinha 3.511 lojas abertas em, pelo menos, 42 países (o grupo não menciona em que países estão localizados os acordos de "franchising").

 

Grupo cresce 18% em todo o mundo

No total, a H&M consolidou vendas líquidas (sem IVA) de 151,41 mil milhões de coroas suecas no exercício de 2013/2014, crescendo 18% face ao ano fiscal precedente.

 

No período em análise, a companhia sueca lucrou mais 17%, para 19,97 mil milhões de coroas (2,14 mil milhões de euros).

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