Notícia
Grupo Dia admite conversações para comprar cadeia de supermercados El Árbol
Em Espanha, o grupo Dia admitiu ter encetado negociações para comprar a cadeia de supermercados concorrente, a El Árbol, contudo, ainda não foi alcançado “nenhum acordo de compromisso”, revela o diário espanhol “Expansión”.
O grupo Dia encetou conversações para a aquisição do grupo concorrente El Árbol, contudo, até ao momento, dessas negociações ainda não saiu "nenhum acordo de compromisso”, escreve o diário espanhol “Expansión”.
As cadeias de supermercados El Árbol são detidas maioritariamente por caixas de aforro que, há vários meses, procuram interessados na aquisição desta cadeia de retalho.
O grupo Dia, liderado em Espanha por Ricardo Currás, (e em Portugal está presente através dos supermercados MiniPreço) pretende ampliar a sua presença no país vizinho e esta operação poderia permitir-lhe essa expansão. O valor desta operação poderá rondar os 100 milhões de euros, contudo, o montante estará dependente da forma como for liquidado um empréstimo de mais de 50 milhões de euros.
E pode ser neste ponto – o preço a pagar e a dívida do grupo El Árbol – de acordo com a publicação espanhola, que reside os diferendos que fazem com que a operação ainda não esteja concluída. Aliás, a estrutura da dívida deste grupo é um dos pontos delicados e pode ser um dos motivos que levou à ruptura das negociações, há quase um ano, com o fundo MCH para a venda da cadeia de supermercados El Árbol.
Apesar desta operação ainda não se ter realizado, o mercado vê com bons olhos esta possível aquisição, estando as acções do grupo Dia a subir 3,55% para 6,361 euros.