Notícia
Goldman sai do capital da empresa ibérica com licença do Starbucks
O grupo Vips é, desde 2006, partilhado entre a família Arango e o Goldman Sachs. Mas o banco americano está de saída do grupo fundado em 1969. Em Portugal, é esta empresa que opera os restaurantes da marca Starbucks.
O Goldman Sachs deverá estar prestes a abandonar o capital do grupo espanhol Vips, que tem a licença para operar sob a marca Starbucks em Portugal, noticia o jornal espanhol El Confidencial.
Tendo adquirido 30% do capital do grupo Vips, da família Arango em 2006, a intenção é, escreve a publicação, deixar aquela posição. O banco não comenta oficialmente, sendo que a notícia é dada com base em fontes financeiras.
Estarão já a acontecer reuniões com fundos e empresas que estão interessadas em adquirir os 30% que estão, actualmente, nas mãos do banco americano Goldman Sachs.
A decisão foi tomada depois da recuperação da empresa que detém marcadas como a Starbucks e a TGI Friday’s e que reportou quatro anos consecutivos de perdas. O El Confidencial diz que a Vips acredita que os lucros vão regressar no presente ano.
A entrada do grupo espanhol fundado em 1969 no mercado nacional aconteceu em 2008, com a abertura do primeiro café da marca americana. No ano seguinte, o grupo tornou-se no sócio com a licença exclusiva da Starbucks na Península Ibérica. Com as várias marcas com que opera, a empresa tem 300 restaurantes.
O El Confidencial dá conta de que a alteração das posições accionistas em empresas ligadas ao consumo, como a Pepe Jeans, a Cortefiel ou a Telepizza, está relacionada com o interesse de fundos de private equity – fundos que adquirem participações para reestruturar as empresas e, a médio prazo, venderem-nas a preços mais elevados.