Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Estrela italiana instala-se no Porto para iluminar Portugal

Depois de várias cidades em Itália, Palma de Maiorca e Seul, a prestigiada marca de iluminação Davide Groppi escolheu a Invicta para a sua primeira morada no nosso país, instalando o Spazio Experienze num palacete do século XIX.

16 de Setembro de 2023 às 17:25
  • ...

Na próxima quinta-feira, 21 de Setembro, é inaugurado o Spazio Experienze Porto – Davide Groppi, que corporiza a primeira morada em Portugal da prestigiada marca de iluminação italiana.

 

"Na sequência da abertura em várias localizações em Itália, Palma de Maiorca e Seul, este Spazio Esperienze Porto é um espaço num novo cenário, com uma nova história, para criar novas possibilidades e mundos inusitados", enfatiza Miguel Raposo, sócio da Light Origin, empresa ligada ao grupo LensO e responsável pelo investimento na cidade Invicta, em declarações ao Negócios.

 

Situado em pleno Quarteirão das Artes do Porto, no interior de um palacete do século XIX conhecido como Solar de Santo António, o Spazio Esperienze Porto ocupa o número 3 da Rua Professor Jaime Rios de Sousa, no espaço do antigo FixeBowl, restaurante dedicado às "poke bowls", um prato que tem origem havaiana e inspiração japonesa, com peixe cru, arroz de sushi, sementes e legumes à mistura.

 

Ora, entre os 33 modelos que ocupam os 81 metros quadrados do Spazio Experienze Porto é possível destacar a peça de iluminação Moon, "cuja superfície de papel japonês aplicado à mão reflete a vontade da marca em trazer a lua para dentro de casa", assim como a luminária Infinito, "cujo conceito espacial, de luz contínua, é materializado através de uma fita ultrafina de aço inox especial com apenas com 1,8 centímetros de largura, cortando o espaço para produzir luz indireta".

 

"Numa experiência que se quis verdadeiramente imersiva, a Davide Groppi abre portas a um ambiente exclusivamente dedicado à iluminação e à sua capacidade em transformar cada lugar numa experiência diferenciada", promete o promotor do Spazio Experience Porto.

 

O conceito de Spazio Esperienze inspira-se em duas escolas distintas, mas complementares: a escandinava e a japonesa, com os projetos de iluminação de Davide Groppi a relembrarem o design do Norte da Europa e objetos e mobiliário vintage.

 

"A escolha do Porto liga-se à grande sensibilidade e abertura desta região"

 

E porquê o Porto para abrir o seu primeiro espaço em Portugal? "A escolha da cidade do Porto liga-se à grande sensibilidade e abertura desta região e dos seus profissionais e promotores, em especial ‘lighting designers’, arquitectos, engenheiros, interioristas, construtores, a um desenho rigoroso, depurado e inspirado numa linguagem capaz de valorizar o objecto arquitetónico, seja ele contemporâneo ou com uma linguagem clássica", explica Miguel Raposo, que não quis revelar o valor do investimento no Spazio Experienze Porto.

 

De resto, o empresário afiança que "os clientes poderão contar com todo o apoio de consultoria em iluminação e projetos de iluminação, dentro do espírito definido pela marca como ‘tailored lighting’".

 

A motivação da Light Origin ao entrar no mercado do Norte do país "é a de que a marca tenha uma maior presença e um acompanhamento dos clientes, num espaço próprio e exclusivo, que permite o contacto direto com as peças da colecção Davide Groppi", refere  Raposo, realçando  que a empresa procurou criar "um ambiente que promova a experiência de sensações do efeito que a luz tem nos espaços e nos objectos que o habitam, tendo em vista que a presença do ser humano é a razão primordial de toda a concepção do espaço arquitetónico e da sua iluminação".

 

Quem é Davide Groppi?

 

Davide Groppi, que esteve em Lisboa em março passado, a convite da Embaixada de Itália, para celebrar o Dia do Design Italiano no mundo, tem um currículo impressionante, tendo já recebido prémios conceituados, incluindo o Edida Award, em 2011, graças ao candeeiro Sampei; o Design Plus Award, em 2014, pelo candeeiro Neuro; e o prémio da 24.ª edição do ADI Compasso D’Oro Mention of Honour Award pelo candeeiro recarregável TeTaTeT – um dos mais antigos e mais prestigiantes prémios no mundo do design.

 

Parte integrante do projeto "Quirinale Contemporaneo", inaugurado em 2019, os candeeiros de pé Sampei e Origine iluminam o Quirinal Palace, em particular e respetivamente, o Studio alla Vetrata, um dos escritórios do Presidente da República italiano, e a Prima Sala di Rappresentanza.

 

O candeeiro Origine marca também presença na Embaixada de Itália na Santa Sé a propósito da iniciativa "Contemporanei a Palazzo Borromeo".

 

Tudo começou num pequeno laboratório no centro histórico da cidade italiana de Piacenza no final dos anos 1980, quando Davide Groppi começou a desenhar e a produzir os primeiros objetos de iluminação e decidiu usar o seu nome para a empresa.

 

"Independência criativa e uma gestão entusiasta e pouco convenciona" têm-lhe permitido, ao longo do tempo, desenvolver a sua própria marca de produtos originais e exclusivos, distribuídos, atualmente, em todo o mundo.

 

O designer italiano tem desenvolvido produtos, projetos e exposições em parceria com empresas especializadas em design, assim como inúmeros projetos internacionais: casas, lojas, museus, restaurantes.

 

Hoje em dia, trabalha essencialmente na área da restauração, e alguns dos mais famosos chefs escolheram as suas soluções de iluminação para os seus espaços, incluindo Albert Adrià, Massimo Bottura, Massimiliano Alajmo, Moreno Cedroni, Carlo Cracco, Gennaro Esposito, Giancarlo Perbellini e Ciccio Sultano, entre outros.

Ver comentários
Saber mais davide groppi spazio experienze porto iluminação luz light origin lenso miguel raposo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio