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DIA aumenta lucros graças a Espanha e à América Latina
Lucros da cadeia de supermercados DIA cresceram 19,3% em 2012. Espanha e Portugal contribuíram para o aumento das receitas, mas foi na América Latina e na China que se observaram os maiores crescimentos.
Os resultados divulgados pelo grupo espanhol DIA, que também opera em Portugal, demonstra um aumento no crescimento do grupo, bem como um aumento das vendas.
O resultado líquido ajustado do grupo cresceu 19,3% para 190,1 milhões de euros em 2012, de acordo com um comunicado emitido para o regulador do mercado espanhol. Este lucro ficou acima dos 156 milhões estimados pelos analistas consultados pela Reuters e de acordo com as expectativas da empresa.
As vendas da cadeia DIA apresentaram um crescimento de 4,1% para um valor de 3.000 milhões de euros, no último trimestre de 2012. Para o ano inteiro, as vendas aumentaram 5,6% para 11.679 milhões de euros. A taxa de crescimento de vendas comparáveis alcançou os 2% no último trimestre e 3,1% para o exercício do ano inteiro, graças ao forte crescimento na Espanha, Brasil e Argentina.
No passado dia 1 de Fevereiro o DIA completou a aquisição de 100% das acções do Schlecker de Espanha e de Portugal por 69,3 milhões de euros, tendo para isso realizado um acordo com seis entidades de crédito internacionais.
O grupo reconheceu a necessidade de se especializar em alguns segmentos chaves como “produtos frescos”, “drogarias, perfumarias e produtos para casa”. O novo formato do DIA Fresh e a aquisição do Schlecker em Espanha e em Portugal são dois passos muito importantes neste sentido, afirmou Ricardo Curras, presidente executivo do grupo.
“Há 18 meses, o DIA defeniu uma ambiciosa agenda de crescimento. Desde então, o grupo construiu as bases do seu êxito num mundo onde o preço e a proximidade são cada vez mais importantes. Estamos a concentrar a atenção em mercados chave como a Península Ibérica e a América Latina, com especial atenção para o Brasil”.
Em Portugal, o número de lojas passou de 553 em 2011 para 572 em 2012, o que se traduz em mais 19 lojas no espaço de um ano. As vendas brutas em Portugal passaram dos 934 milhões de euros para 949 milhões, o que se traduz num aumento de 1,6%, mas acabou por perder peso nas receitas totais do grupo, passando a representar 8,1%, quando no ano anterior correspondiam a 8,4%.
O EBITDA ajustado do grupo, no quarto trimestre, aumentou 5,2% para 191,1 milhões de euros, enquanto que para o ano inteiro cresceu 8,6% para 609,5 milhões.
No final de 2012, o grupo tinha 6.914 estabelecimentos, mais 244 que no período homólogo. O investimento em 2012 alcançou os 332 milhões, sendo que o Conselho de Administração do DIA irá propor 0,13 euros por acção na distribuição dos dividendos, 18,2% mais do que em 2011.
O grupo irá investir, em 2013, mais 350 milhões para realizar mais aberturas de lojas na Península Ibérica e no Brasil. O DIA estima que poderá alcançar um crescimento de dígitos duplos, nos lucros ajustados por acção, entre 2012 e 2015.