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DIA aumenta lucros graças a Espanha e à América Latina

Lucros da cadeia de supermercados DIA cresceram 19,3% em 2012. Espanha e Portugal contribuíram para o aumento das receitas, mas foi na América Latina e na China que se observaram os maiores crescimentos.

Bloomberg
21 de Fevereiro de 2013 às 13:21
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Os resultados divulgados pelo grupo espanhol DIA, que também opera em Portugal, demonstra um aumento no crescimento do grupo, bem como um aumento das vendas.

 

O resultado líquido ajustado do grupo cresceu 19,3% para 190,1 milhões de euros em 2012, de acordo com um comunicado emitido para o regulador do mercado espanhol. Este lucro ficou acima dos 156 milhões estimados pelos analistas consultados pela Reuters e de acordo com as expectativas da empresa.

 

As vendas da cadeia DIA apresentaram um crescimento de 4,1% para um valor de 3.000 milhões de euros, no último trimestre de 2012. Para o ano inteiro, as vendas aumentaram 5,6% para 11.679 milhões de euros. A taxa de crescimento de vendas comparáveis alcançou os 2% no último trimestre e 3,1% para o exercício do ano inteiro, graças ao forte crescimento na Espanha, Brasil e Argentina.

 

No passado dia 1 de Fevereiro o DIA completou a aquisição de 100% das acções do Schlecker de Espanha e de Portugal por 69,3 milhões de euros, tendo para isso realizado um acordo com seis entidades de crédito internacionais.

 

O grupo reconheceu a necessidade de se especializar em alguns segmentos chaves como “produtos frescos”, “drogarias, perfumarias e produtos para casa”. O novo formato do DIA Fresh e a aquisição do Schlecker em Espanha e em Portugal são dois passos muito importantes neste sentido, afirmou Ricardo Curras, presidente executivo do grupo.

 

“Há 18 meses, o DIA defeniu uma ambiciosa agenda de crescimento. Desde então, o grupo construiu as bases do seu êxito num mundo onde o preço e a proximidade são cada vez mais importantes. Estamos a concentrar a atenção em mercados chave como a Península Ibérica e a América Latina, com especial atenção para o Brasil”.

 

Em Portugal, o número de lojas passou de 553 em 2011 para 572 em 2012, o que se traduz em mais 19 lojas no espaço de um ano. As vendas brutas em Portugal passaram dos 934 milhões de euros para 949 milhões, o que se traduz num aumento de 1,6%, mas acabou por perder peso nas receitas totais do grupo, passando a representar 8,1%, quando no ano anterior correspondiam a 8,4%.

 

O EBITDA ajustado do grupo, no quarto trimestre, aumentou 5,2% para 191,1 milhões de euros, enquanto que para o ano inteiro cresceu 8,6% para 609,5 milhões.

 

No final de 2012, o grupo tinha 6.914 estabelecimentos, mais 244 que no período homólogo. O investimento em 2012 alcançou os 332 milhões, sendo que o Conselho de Administração do DIA irá propor 0,13 euros por acção na distribuição dos dividendos, 18,2% mais do que em 2011.

 

O grupo irá investir, em 2013, mais 350 milhões para realizar mais aberturas de lojas na Península Ibérica e no Brasil. O DIA estima que poderá alcançar um crescimento de dígitos duplos, nos lucros ajustados por acção, entre 2012 e 2015.

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