Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

"Chef" do melhor restaurante do mundo encontrado morto

Benoit Violier, "chef" premiado daquele que foi considerado o melhor restaurante do mundo em Dezembro, foi encontrado morto em casa pelas autoridades suíças, em Crissier, perto de Lausana.

Google Maps
01 de Fevereiro de 2016 às 10:28
  • ...

O "chef" francês Benoit Violier, de 44 anos, responsável pelo restaurante suíço l’Hotel de Ville em Crissier, foi encontrado morto em casa pelas autoridades. As causas da morte estão ainda por apurar, mas suspeita-se que Violier terá cometido suicídio.

"Ao final da tarde, a polícia foi a Crissier, onde encontrou o corpo de Mr. Benoite Volier, em sua casa", informou a polícia suíça em comunicado, acrescentando que aparentemente o "chef" francês se terá alvejado, cita esta segunda-feira o The Guardian.

Foi, no entanto, aberta uma investigação para apurar as causas da morte.

O restaurante perto de Lausanne, que Violier geria com a sua esposa Brigitte desde 2012, foi considerado o melhor do mundo em Dezembro do ano passado pelo ranking La Liste, que nomeia os melhores mil restaurantes em 48 países.

O l’Hotel de Ville contava já com três estrelas Michelin, e Violier foi considerado o melhor "chef" do ano em 2013 pelo influente guia Gault & Millau, superado somente pelo famoso Guia Michelin, escreve o The Guardian.

Face a esta tragédia, a família pediu que a sua privacidade fosse respeitada para que pudesse "fazer o luto em paz".

Violier era esperado esta segunda-feira no almoço de apresentação do novo Guia Michelin, em Paris, escreve o jornal suíço 24Heures.

Quem é Benoit Violier?

Benoit Violier nasceu em França, na cidade costeira de La Rochelle numa família de vinicultores. A paixão pela gastronomia foi-lhe incutida desde muito novo pela mãe, com o pai aprendeu a caçar e a apreciar vinho e cognac, escreve a BBC.

Benoit mudou-se para Paris em 1991, onde treinou com "chefs" de renome, como Joel Robuchon e Benoit Guichard, tempos de formação que lhe ensinaram sobretudo "rigor, disciplina e a arte de um bonito gesto", escreve a BBC.

A trabalhar no l'Hotel de Ville desde 1996, tomou as rédeas do negócio em 2012 com a sua mulher Brigitte, na sequência da reforma do seu mentor Philippe Rochat, outra figura incontornável da cozinha francesa, escreve o The Telegraph.

Em 2013, Benoit é nomeado Chef do Ano pelo influente guia Gault & Millau. Em Dezembro deste ano, o l'Hotel de Ville – que conta com 3 estrelas Michelin -  foi considerado pelo ranking La Liste o melhor restaurante do mundo.

Aos 44 anos, o "chef" francês, que obteve a nacionalidade suíça depois de assumir a liderança do premiado restaurante, foi encontrado morto em casa pelas autoridades. Suspeita-se de suicídio.

A sua morte acontece meses depois de Benoit ter sido profundamente afectado pela morte dos seus "dois pais" em 2015, confidenciou o próprio "chef" ao suíço Le Temps. O seu pai verdadeiro faleceu em Abril e apenas três meses depois perde o mentor Philippe Rochat, na sequência de uma queda de bicicleta.

Recorde a visita do The Guardian à cozinha de Violier

 



(Notícia actualizada às 15:27 com o perfil de Benoit Violier)
Ver comentários
Saber mais Benoit Violier Hotel de Ville The Guardian Lausanne La Liste Michelin Suíça empresas restauração
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio