Notícia
Alemã Aldi vai investir 50 milhões e criar 200 empregos na tirsense Quinta da Chinesa
Com mais de uma centena de supermercados em Portugal, a retalhista germânica vai instalar uma plataforma logística na Área Empresarial da Ermida, em Santo Tirso, prevendo já a sua expansão, numa segunda fase, com a criação de mais 100 postos de trabalho.
A cadeia de supermercados alemã Aldi pretende arrancar no próximo mês com a construção de uma plataforma logística em Santo Tirso, num empreendimento que está orçado, numa primeira fase, em cerca de 50 milhões de euros, revela a autarquia local, em comunicado.
A plataforma irá ocupar um terreno de 160 mil metros quadrados, dos quais 40 mil corresponderão a área construída, e deverá entrar em operação em "meados de 2024", com um efetivo na ordem das duas centenas de trabalhadores.
"Para uma segunda fase, o projeto da Aldi prevê a expansão das instalações e a criação de mais 100 postos de trabalho", adianta a Câmara de Santo Tirso.
A multinacional germânica "é um dos investidores já garantidos" no âmbito da expansão da tirsense Área Empresarial da Ermida, onde irá ocupar "duas das cinco novas plataformas destinadas à fixação de indústrias" nesta zona empresarial
A Área Empresarial da Ermida corresponde aos terrenos da denominada Quinta da Chinesa, cujo plano de pormenor tem uma área de intervenção de 34,8 hectares e será votado na próxima quinta-feira, 17 de fevereiro, em reunião do executivo municipal.
"O valor global de investimento estimado nos novos terrenos desta área empresarial é de 130 milhões de euros, o que representa uma extraordinária mais-valia para a economia do concelho, prevendo-se a criação de cerca de 800 postos de trabalho", realça Alberto Costa, presidente da Câmara de Santo Tirso.
O autarca considera que "o interesse de grandes empresas em investir em Santo Tirso, como a Aldi, é o resultado não só da criação das condições necessárias para tal, no caso a criação de áreas empresariais de excelência, mas também da aposta do município na diplomacia económica e na competitividade estratégica".
(Notícia atualizada às 16:00)