Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Suécia diz que a chave para evitar a próxima crise financeira é ignorar as regras de harmonização de capital

A Suécia, a terra dos bancos europeus mais seguros, afirma que a chave para evitar a próxima crise financeira é ignorar as regras de harmonização de capital e aplicar padrões regulatórios individuais de acordo com os riscos do país.

Bloomberg
19 de Fevereiro de 2013 às 19:00
  • ...

A Autoridade de Supervisão Financeira de Estocolmo (FSA), que quer que os credores adoptem regras mais rigorosas que o Comité de Supervisão Bancária de Basileia, diz que as exigências do mercado não têm em conta as lições dadas pela crise financeira, segundo noticia a Bloomberg.

 

“Seria ridículo e negativo, ter exactamente as mesmas regras em todos os países”, afirmou Martin Andersson, director geral da FSA. “Devemos ter níveis mínimos em todos os países, diferentes nações devem poder estar acima desses níveis mínimos, de outra forma estaremos a apagar a experiência adquirida nos últimos anos”.

 

Os bancos na Suécia, uma nação com “rating” triplo A, enfrenta diferentes riscos quando comparada com outros países da Europa. As regras que guiam o mercado devem reflectir isso, sugeriu Andersson. É um ponto de vista que tem ganho o apoio dos reguladores financeiros do Reino Unido, o maior centro de actividade bancária da Europa.

 

“Cada país tem o direito, e deve ter esse direito, de impôr níveis mais elevados”, afirmou Adair Turner, presidente do conselho de administração da Autoridade de Serviços Financeiros do Reino Unido. “Vão ter mais vantagens que desvantagens no longo prazo”.

Ver comentários
Saber mais Suécia bancos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio