Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

“Stress” recentra-se no First Republic. Mas já há 30 mil milhões de dólares a caminho

A instituição financeira de São Francisco – especializada em banca privada e gestão de fortunas – começou a explorar opções estratégicas, incluindo uma potencial venda, após ter visto o seu “rating” cortado para o nível de “lixo” tanto pela Fitch como pela Standard and Poor’s.

Reuters
  • 4
  • ...

Depois do Silicon Valley Bank (SVB) e do Signature Bank, o centro do “stress” financeiro nos Estados Unidos reposicionou-se em torno do First Republic Bank. O governo norte-americano e os grandes bancos do país juntaram-se para avançar com um plano de resgate com 30 mil milhões de dólares, o que levou a uma inversão de tendência nas ações.

Um grupo de bancos – incluindo o JPMorgan, o Citigroup, o Bank of America, o Wells Fargo, o Morgan Stanley ou o PNC Financial Services Group - envolveu-se no plano, em conjunto com a administração liderada por Joe Biden. O resgate passa pela injeção de 30 mil milhões em depósitos para tentar estabilizar o banco.

“A estratégica público-privada única para apoiar base de depósitos sinaliza a intenção do Governo para manter o banco a funcionar”, considera Herman Chan, analista da Bloomberg Intelligence.

Em reação à estratégia de intervenção, o First Republic Bank inverteu o sentido das ações, que tinham chegado a afundar 36% na sessão e que passaram a avançar mais de 10%. Os bancos regionais da bolsa norte-americana acompanharam a tendência positiva.

A instituição financeira de São Francisco – especializada em banca privada e gestão de fortunas – começou a explorar opções estratégicas, incluindo uma potencial venda, após ter visto o seu “rating” cortado para o nível de “lixo” tanto pela Fitch como pela Standard and Poor’s. A primeira considerou que o perfil de financiamento e liquidez mudou, representando uma fragilidade. Já a segunda expressou preocupações de que os depositantes pudessem retirar fundos, como aconteceu ao Silicon Valley Bank. Apesar de estar a sofrer com o contágio, o First Republic Bank tem-se tentado distanciar deste caso. 

Ver comentários
Saber mais First Republic Silicon Valley Bank SVB First Republic Bank Signature Bank Estados Unidos banca
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio