Notícia
Analistas prevêem lucro de 39 milhões para o BPI
A margem financeira do BPI deverá subir de 141 para 171 milhões de euros. Um avanço de 21%, em termos homólogos, que deverá puxar o resultado líquido do banco para terreno positivo. Angola continua a ser preocupação.
O BPI deverá apresentar um lucro líquido de 39 milhões de euros no terceiro trimestre do ano, segundo as previsões de cinco casas de investimento compiladas pela Reuters
A previsão média é de 39 milhões de euros de lucro no terceiro trimestre, que compara com o prejuízo de 8 milhões registado entre Julho e Setembro de 2014. O Autonomous é o banco de investimento com a maior previsão de lucro líquido, 53 milhões de euros. Com 32 milhões, o Haitong Bank é o mais pessimista.
A justificar a melhoria do resultado líquido do banco presidido por Fernando Ulrich encontra-se a melhoria do negócio: a margem financeira (diferença entre juros cobrados em créditos e juros pagos em depósitos) deverá passar dos 141 milhões alcançados no terceiro trimestre do ano passado para 171 milhões de euros esperados pelas unidades de investimento para o mesmo período de 2015.
Aqui, o CaixaBI é o que espera uma margem financeira mais magra (163,2 milhões) enquanto o Haitong é o mais optimista (178 milhões). O analista André Rodrigues, do banco de investimento da CGD, acredita que a actividade doméstica deverá "continuar a recuperar com base na margem financeira".
O Citi acredita que os custos e as provisões "ligeiramente mais baixos" conduzem à estimativa de lucro de 37 milhões. Já o Deutsche Bank acredita que a rentabilidade doméstica, embora "fraca", "está a melhorar".
Contudo, o banco alemão vê problemas com a desvalorização da moeda angolana, onde o banco tem o controlo sobre o Banco de Fomento de Angola. A presença africana é, aliás, uma das preocupações. Para o CaixaBI, o principal motivo a ditar o investimento no banco presidido por Fernando Ulrich passa pelos "futuros desenvolvimentos relacionados com o plano de cisão" das instituições financeiras em África.
Para cumprir as novas regras do Banco Central Europeu, que penalizam a exposição a Angola, o BPI propôs aos accionistas uma cisão dos activos africanos (50,1% do angolano BFA, 30% do moçambicano BCI e 100% do BPI Moçambique). A assembleia-geral irá mostrar se os catalães, favoráveis a esta ideia da gestão, e Isabel dos Santos, que a considera "precipitada", vão alinhar no mesmo sentido.
A apresentação de resultados acontece esta quarta-feira, 28 de Outubro, depois do fecho dos mercados.
As acções do banco fecharam esta terça-feira a recuar 0,55% para 1,088 euros.