Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Santander continua a ter um Botín na presidência: Ana Patricia Botín

O conselho de administração decidiu que a filha de Emilio Botín, falecido esta quarta-feira, será a sua sucessora na liderança do banco espanhol. Ana Patricia Botín, que já era administradora, passa a presidente.

Reuters
10 de Setembro de 2014 às 16:57
  • 3
  • ...

A sucessão no Santander já estaria a ser preparada. Mas a morte inesperada de Emilio Botín acelerou o processo. E a 10 de Setembro de 2014, o banco espanhol tem um novo presidente. Emilio Botín será substituído pela filha Ana Patricia Botín. Foi este o nome saído da reunião do conselho de administração desta quarta-feira, dia em que o histórico banqueiro faleceu de ataque cardíaco.

 

O nome de Ana Patricia Botín foi o proposto pelo órgão de nomeações do Santander esta manhã. E a administração, da qual teria de sair o novo presidente, ratificou-o esta tarde. Foi uma escolha sem oposições. "O conselho de administração do Banco Santander acordou por unanimidade nomear Ana Botín presidente da entidade", aponta o comunicado enviado ao regulador do mercado de capitais.

 

Ana Patricia Botín, 53 anos, é a nova responsável do espanhol Santander, casa-mãe do português Santander Totta. Já era uma das vogais do grupo e era presidente da unidade no Reino Unido. Agora, passa a presidente do conselho de administração. "Vamos continuar a trabalhar com toda a determinação para construir um Banco Santander melhor a cada dia para os nossos clientes, funcionários e accionistas", afirmou a filha do banqueiro, após a reunião, citada pelo documento. Ana Botín trabalha no banco desde 1989, ano em que completou 29 anos, segundo o Expansión.

 

Na banca espanhola já se dizia que a sucessão estava a ser preparada, já que Botín estava quase a completar 80 anos e estaria a pensar sair nessa altura. Ana Botín recebeu boas indicações da comissão do Santander responsável por sugerir nomes: "é a pessoa mais idónea, dadas as suas qualidades pessoais e profissionais, a sua experiência, a sua trajectória no grupo e o seu unânime reconhecimento nacional e internacional".

 

"Emilio Botín foi importantíssimo para o banco, ao protagonizar uma extraordinária transformação do mesmo, convertendo-o no número um da Zona Euro e num dos mais importantes do mundo, e para Espanha". Todos os administradores apoiaram tais palavras, ditas por Fernando de Asua, primeiro vice-presidente do banco. 

 
A mensagem de Ana Botín

"Nestes momentos tão difíceis para mim e para a minha família, agradeço a confiança do conselho de administração e assumo, com total compromisso, as minhas novas responsabilidades".

 

"Durante anos, trabalhei no grupo Santander em vários países e com responsabilidades diversas e pude comprovar a enorme qualidade e dedicação das nossas equipas".

 

"Vamos continuar a trabalhar com toda a determinação para construir um Banco Santander melhor a cada dia para os nossos clientes, funcionários e accionistas".

(notícia actualizada com mais informações às 17h35)

Ver comentários
Saber mais Banco Santander Ana Patricia Botín Santander Emilio Botín
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio