Notícia
Santander e Intesa Sanpaolo vendem Allfunds Bank por 1,9 mil milhões
O fundo americano Hellman & Friedman e o fundo singapurense GIC chegaram a acordo para a compra do Allfunds Bank, que conta entre os seus accionistas de referência com o Santander e o Intesa Sanpaolo, por um valor de 1,9 mil milhões de dólares.
O Allfunds Bank, detido por bancos como o espanhol Santander ou o italiano Intesa Sanpaolo ou ainda pela Warburg Pincus e pela General Atlantic, vai ser vendido por um montante de 1,9 mil milhões de dólares (cerca de 1,8 mil milhões de euros).
O fundo de capital de risco americano Hellman & Friedman e o fundo soberano de Singapura GIC vão comprar 100% do capital social do Allfunds Bank, constituído em 2000 e uma instituição dirigida a clientes institucionais, confirmou já esta terça-feira, 7 de Março, o banco Santander em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
No comunicado citado o Santander (cuja chairman é Ana Botín, na foto) refere que deverá receber aproximadamente 470 milhões de euros equivalentes à participação de 25% detida no capital do Allfunds Bank, que gere uma carteira de activos avaliada em torno dos 250 milhões de euros e com presença em 38 países.
O Santander diz ainda que deverá realizar uma mais-valia livre de impostos de 300 milhões de euros, enquanto o Intesa já comunicou, segundo refere a Bloomberg, deverá conseguir uma mais-valia de 800 milhões de euros.
A Bloomberg recorda que tanto o banco italiano como o espanhol estão a alienar activos considerados periféricos com o objectivo de reforçarem os seus balanços e de se focarem nas principais áreas de negócio. O Santander, por exemplo, como confirmou já a instituição espanhola, pretende canalizar os proventos conseguidos com esta venda para comprar a fatia de 50% do capital do Santander Asset Management não detidos pelo banco liderado por Ana Botín.
Já o Intesa espera assim conseguir atingir o objectivo fixado de distribuição de 3,4 mil milhões de euros de dividendos.
Os títulos accionistas de ambos os bancos seguem em queda na manhã desta terça-feira, estando o Santander a recuar 0,57% para 5,254 euros e o Intesa a resvalar 0,17% para 2,318 euros.