Notícia
Royal Bank of Scotland pressionado pelo Governo para vender activos
O presidente executivo do Royal Bank of Scotland, Stephen Hester, está a ser pressionado pelo Governo do Reino Unido para vender mais activos de forma a reforçar o capital numa altura em que o tesouro tenta reaver parte das 45,5 mil milhões de libras, cerca de 52,1 mil milhões de euros, que emprestou ao banco.
O Royal Bank of Scotland deverá anunciar esta semana planos para a venda da sua participação no Citizens Financial Group, diminuindo, assim, os seus activos em investimentos bancários para cerca de 30 mil milhões de libras, segundo a Bloomberg. Esta medida surge numa altura em que o banco está a ser pressionado pelo Governo britânico para que efectue a venda de alguns dos seus activos.
“O Royal Bank of Scotland está claramente sob pressão governamental para simplificar o banco”, afirmou á Bloomberg Ian Gordon, analista da Investec, em Londres, que avalia a participação do banco no Citizens em 8 mil milhões de libras e sob o qual tem a indicação de “vender”.
Hester tem cortado activos no valor de 800 mil milhões de libras, tendo eliminado 36.000 postos de trabalho desde que assumiu a liderança, em 2008. As acções encontram-se pouco acima de metade do valor que o Governo pagou pelos seus 81% de participação, quando resgatou o banco durante a crise financeira. As acções do RBS seguem a negociar nas 3,44 libras.
O banco vai declarar um prejuízo de 5,16 mil milhões de libras em 2012, de acordo com os analistas consultados pela Bloomberg, um valor que quase triplicou face ao prejuízo de 2 mil milhões de libras registado no período homólogo.