Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

"O sector vai inverter as tendências de 2009"

Tudo indica que vamos assistir a uma reversão das tendências de mercado verificadas em 2009, com um aumento da produção de novos e uma redução dos prolongamentos, assegura João Bugalho, administrador da SC Multirent...

"O sector vai inverter as tendências de 2009"
07 de Maio de 2010 às 15:30
  • ...

João Bugalho
- Administrador SC Multirent


Tudo indica que vamos assistir a uma reversão das tendências de mercado verificadas em 2009, com um aumento da produção de novos e uma redução dos prolongamentos, assegura João Bugalho, administrador da SC Multirent.

Que razões justificam o abrandamento do sector no último ano?
A principal razão assenta na quebra abrupta no valor das viaturas usadas, iniciada em 2008. Ainda que o mercado de usados tenha recuperado de forma significativa ao longo do segundo semestre, os valores continuaram abaixo dos verificados antes da queda, levando a uma forte correcção de valores residuais e ao consequente aumento significativo das rendas dos contratos novos.

Que consequências teve no sector?
O principal impacto decorrente deste agravamento foi o fortíssimo crescimento registado nos prolongamentos de contratos, induzidos pela incapacidade dos clientes em incorporar as novas rendas nos seus orçamentos e, por outro lado, pelo interesse das gestoras de frota em prolongar os contratos activos, com o intuito de acomodar um maior volume de amortizações, para conseguir mitigar as menos-valias na venda das viaturas.

Que expectativas tem para 2010?
Tudo indica que vamos assistir a uma reversão das tendências verificadas em 2009, com um aumento da produção de novos e uma redução dos prolongamentos. O facto de o mercado de usados ter encetado alguma recuperação nos preços deverá contribuir para valores residuais mais elevados e alguma redução no preço das rendas.

Como decorreu o exercício de 2009 para a empresa?
Em 2009 a SC Multirent conseguiu cumprir os objectivos comerciais a que se propôs, originando 6.094 contratos, um ligeiro decréscimo de 0,86% face aos 6.147 angariados em 2008, mantendo assim a sua quota de mercado em torno dos 11%. Em termos de capital investido em automóveis novos, o volume total ascendeu a mais de €90 milhões, resultando num decrescimento de 15% face ao ano anterior, fruto da política adoptada de prolongamentos dos contratos.

De realçar ainda o sucesso na comercialização de Serviços Avulso, com um crescimento de 55% em nº de contratos novos e de 48% em Carteira. No final de Dezembro de 2009, a SC Multirent tinha 10.824 mil viaturas em frota e servia 9.010 em serviços diversos, num total superior a 19 mil carros sob gestão.

No desenrolar da actividade da AOV, que vantagens existem na ligação a grupos financeiros e/ou a empresas de rent-a-car?
A principal vantagem em sermos detidos a 60% pelo Grupo Santander, um dos maiores bancos do mundo, para além da sua obvia notoriedade e credibilidade, é o facto de proporcionar-nos uma capacidade financeira que outras gestoras sem um parceiro desta natureza não têm, o que no actual contexto é determinante.







Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio