Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

O que vai acontecer aos clientes do Barclays

O Barclays decidiu que a operação em Portugal deixou de ser estratégica, tal como aconteceu com as presenças na banca de retalho em Espanha, Itália e França. Mas para os clientes portugueses do banco, para já, nada muda. Esclareça as suas dúvidas com as perguntas e respostas do Negócios.

Carolina Cravinho/Negócios
08 de Maio de 2014 às 16:35
  • ...

Quando é que o Barclays vai sair de Portugal?

Não há uma data definida. De acordo com a nova estratégia do grupo britânico, anunciada esta quinta-feira, 8 de Maio, em Londres, o negócio de banca de retalho na Europa continental (Portugal, Espanha, Itália e França) vai ser integrado na divisão de operações não estratégicas que “serão descontinuadas ou abandonadas ao longo do tempo”.

 

O que vai acontecer aos clientes do banco?

Para já, não acontece nada, uma vez que o Barclays Portugal vai continuar a funcionar normalmente. Aliás, fonte oficial da instituição garante que o “foco do banco continua a ser o de servir os seus clientes”. No momento em que o Barclays sair, de facto, de Portugal, o impacto nos clientes vai depender da forma como essa saída acontecer. O grupo britânico pode vender o seu negócio a outra instituição e, nesse caso, os clientes do Barclays passarão a ser clientes da entidade compradora. Outra possibilidade é o banco descontinuar a sua presença portuguesa, que já é uma sucursal da casa-mãe britânica, reduzindo o número de balcões ao mínimo e que ficarão apenas a gerir os clientes em carteira.

 

Haverá alguma alteração nos créditos à habitação contratados no Barclays?

Não haverá qualquer alteração nos contratos de crédito à habitação que os clientes portugueses contraíram junto do Barclays Portugal, independentemente de a operação nacional ser vendida ou descontinuada. O banco também não pode alegar esta mudança para alterar as condições do empréstimo. Se a carteira for vendida, o credor do crédito passará a ser a instituição compradora. Em alternativa, o Barclays pode manter os contratos existentes até ao seu vencimento, mesmo que, no limite, faça a sua gestão a partir da casa-mãe em Londres.

 

E o que acontece às poupanças aplicadas no banco?

Se o negócio do Barclays Portugal for vendido, as poupanças dos seus clientes passam a ser geridas pela instituição compradora. No limite, o banco pode passar a gerir essas aplicações a partir de Londres, disponibilizando um interface que permita o contacto com os clientes portugueses.

 

A decisão de Londres também afecta os clientes do cartão de crédito Barclaycard?

A decisão do Barclays de sair de Portugal afecta, para já, apenas a operação de banca de retalho, não tendo qualquer impacto nos clientes do cartão de crédito Barclaycard, negócio gerido de forma autónoma. Além disso, segundo garantiu o grupo na apresentação realizada esta quinta-feira, o negócio de cartões continua a ser estratégico.

Ver comentários
Saber mais Barclays Barclays Portugal
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio