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Número de pagamentos bancários cai 6% em 2012
O número de pagamentos bancários, processados pelo sistema de compensação interbancária, caiu 6% em 2012, para os 1.984 milhões, reflectindo “a contracção da procura interna, nomeadamente da quebra de consumo de bens e serviços”, refere o Banco de Portugal, no seu relatório de gestão.
Em 2012, o SICOI (sistema de compensação interbancária) processou 1984 milhões de pagamentos, num total de 324 mil milhões de euros, o que representa uma diminuição de 6%. Neste sistema são processadas operações de pagamento inferior a 100 mil euros, através de cheques, efeitos comerciais, débitos directos, transferências a crédito a cartões bancários.
No ano passado só cresceram as operações de débitos directos e de transferências de créditos, se acordo com a mesma fonte.
O número e valor das operações efectuadas com cartões bancários processadas através do subsistema do multibanco registou, pela primeira vez, um decréscimo anual. E o subsistema de cheques continuou a perder importância no total do SICOI.
O número de cheques caiu 17,4%, para os 65,9 milhões de unidades, no valor de 85,4 milhões de euros.
Os débitos directos aumentaram 4,2%, para os 133,1 milhões de operações, no valor de 18,1 milhões de euros, o que representou mais 6,8%. O multibanco registou uma quebra de 1,1%, para os 1.676,8 milhões de operações de operações, com um valor de 87,2 milhões de euros, menos 1,5% do que no homólogo.
O Banco de Portugal introduziu alterações ao SICOI, tendo sido acomodada a criação de novos ciclos de compensação das transferências de crédito, dos débitos directos e redefinidos alguns motivos de devolução de cheques.
Em 2012, o Banco de Portugal 15.603 reclamações de clientes bancários, mais 6% do que no ano anterio, 51% dos quais inscritas nos livros de reclamações. As matérias mais reclamadas foram as relacionadas com contas de depósito, representando 31%, crédito aos consumidores, com 25% e crédito habitação com 11%.
O Banco de Portugal emitiu 1102 recomendações e determinações específicas que “incidiram maioritariamente sobre o cumprimento de normas legais e regulamentares no âmbito dos serviços de pagamento, preçário e crédito aos consumidores”.