Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Novo Banco seleciona três bancos para preparar IPO

O Bank of America, o Deutsche Bank e o JPMorgan Chase vão trabalhar nos preparativos da entrada em bolsa do banco, refere a Bloomberg.

Há mais uma plataforma de “trading” em Portugal. O Novo Banco lançou-se no mercado, em parceria com o dinamarquês Saxo Bank.
fábio carvalho da silva fabiosilva@negocios.pt
12 de Fevereiro de 2025 às 20:11
  • ...

O Novo Banco selecionou um conjunto de bancos para lançar a oferta pública inicial (IPO), de acordo com fontes citadas pela Bloomberg. O Bank of America Corp., o Deutsche Bank AG e o JPMorgan Chase & Co. vão trabalhar nos preparativos da entrada em bolsa do banco.

Mais bancos poderão ser acrescentados numa fase posterior para preparar a IPO do banco detido maioritariamente pelo fundo de private equity norte-americano Lone Star, refere a agência. O JPMorgan, a Lone Star e o Novo Banco recusaram comentar.

O Deutsche Bank tinha sido selecionado para as negociações com potenciais compradores numa possível venda ou IPO do Novo Banco, avançou a Bloomberg em janeiro.

O Novo Banco prepara-se para mudar de mãos - resta saber em que termos. O cenário central da instituição financeira é o de uma Oferta Pública Inicial, colocando no mercado até 30% do capital, mas a venda direta não está posta de parte. 

Os CEO das principais instituições financeiras que operam em Portugal têm produzido declarações cautelosas sobre o assunto, mas nunca colocaram de parte o cenário de compra - excepto o Caixabank. O CEO do dono do BPI ,

Gonzalo Gortazár, afirmou de forma clara que estava fora da corrida.

No mesmo dia, soube-se que a Caixa Geral de Depósitos e o Caixabank já terão destacado equipas internas para avaliar o Novo Banco

Antes da operação - venda ou IPO - o Novo Banco vai distribuir 1,3 mil milhões de euros em dividendos aos atuais acionistas. O Estado, através da direção-Geral do Tesouro e Finanças e do Fundo de Resolução, tem uma participação de 25% que lhe pode valer um encaixe de mais de 300 milhões de euros. O fundo Lone Star, que detém 75%, receberá o restante.

O presidente do Fundo de Resolução afirmou no parlamento que o objetivo é obter receita."Não está na génese do Fundo ter participações estratégicas", constatou Máximo dos Santos. A posição no Novo Banco "é para realizar receita porque temos muito dinheiro a pagar", disse.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio