Notícia
Novo Banco "confia" que Fundo de Resolução vai realizar injeção de capital
O Parlamento aprovou uma proposta que trava injeções de capital do Fundo de Resolução para o Novo Banco. Ainda assim, o banco diz "confiar" que o fundo vai cumprir as suas obrigações.
"O banco cumpriu, e continua a cumprir, os seus compromissos", afirma o Novo Banco num comunicado enviado à CMVM, esta sexta-feira, notando que, "com base nos últimos três anos de cumprimento das suas obrigações de pagamento pelo Fundo de Resolução, o banco confia que o Fundo de Resolução continuará a fazê-lo".
O Parlamento aprovou de forma inesperada uma proposta do Bloco de Esquerda para travar transferências do Fundo de Resolução para o Novo Banco. Ou seja, impede a próxima injeção de quase 500 milhões que está prevista no próximo ano.
"O banco destaca a declaração do primeiro-ministro português à presidente do BCE onde garantiu 'o escrupuloso cumprimento dos compromissos assumidos no quadro da venda do Novo Banco'", refere, acrescentando que a "boa posição de liquidez do Novo Banco permite ao banco continuar a apoiar a economia portuguesa, os seus clientes empresas e particulares".
(Notícia atualizada com mais informação.)