Notícia
Lucros do BBVA descem 12% após perdas na Turquia
Os lucros do banco espanhol BBVA recuaram 11,8% nos primeiros nove meses deste ano para 1.702 milhões de euros. Olhando apenas para o período entre Julho e Setembro, a instituição sofreu perdas de 1.057 milhões de euros devido à sua filial turca.
Nos nove primeiros meses do ano, os lucros do banco espanhol BBVA recuaram 11,8% para 1.702 milhões de euros, de acordo com a informação enviada pela instituição ao regulador do mercado de capitais espanhol e citada pela imprensa local. Se fossem excluídas várias operações, de acordo com o El País, como a venda parcial do chinês CNBC, a venda do CIHF, a aquisição do Catalunya Banc e a compra de 14,89% do turco Garanti, os resultados do BBVA teriam melhorado em 45,9% para 2.815 milhões de euros.
Olhando apenas para o terceiro trimestre, o BBVA teve perdas de 1.057 milhões de euros. Um valor que foi pior do que estimavam os analistas consultados pela Bloomberg, que antecipavam perdas de 871 milhões de euros. Além disso, este prejuízo contrasta com os 601 milhões de euros de lucros registados no mesmo período de 2014. As perdas registadas entre Julho e Setembro tiveram também impacto nos níveis de solvência, com o rácio de capital CTE1 a cair até 9,8%, segundo o El País.
"Este trimestre foi muito atípico devido à volatilidade nos mercados e à desvalorização das moedas contra ao euro, a mais pronunciada desde a crise do Lehman Brothers", refere Carlos Torres, director de operações do BBVA, em comunicado citado pela Bloomberg.
O El País adianta ainda que a aquisição adicional desta participação de quase 15% do banco turco Garanti implicou que a instituição espanhola tenha tido de fazer um ajuste que teve um impacto contabilístico de 1.840 milhões de euros que, no entanto, não tem efeitos ao nível de caixa.
As acções do BBVA desvalorizam 3,79% na bolsa de Madrid para os 7,813 euros, tendo já recuado durante a sessão 3,98% para 7,798 euros.